Como aprender a meditar: saiba todos os segredos!
A meditação ajuda a fazer crescer a nossa capacidade intuitiva e a descontrair do stress diário que é a nossa vida.
Já pensou nisso?
Quer aprender a meditar mas não sabe como começar?
Os iniciantes na meditação, por vezes, imaginam um monge sentado em pose de lótus por horas a fio no topo de uma montanha. Mas a realidade é que aprender a meditar é muito mais fácil e acessível do que a maioria das pessoas imagina. Para que possa iniciar-se nesta arte, a Zaask dá-lhe conselhos para aprender a meditar:
1 – Escolha o melhor horário e o local para meditar
Meditação é relaxamento. Portanto, escolha um momento e um local onde saiba que não vai ter interrupções ou ser incomodado. As horas do nascer e do pôr-do-sol, enquanto a natureza faz a transição entre o dia e a noite, são ideais para aprender a meditar, no entanto, qualquer hora é boa desde que se sinta confortável e preparado.
Quanto ao local, deve optar por um lugar calmo e pacífico, sem grandes ruídos ou barulhos estridentes. A área deve ser agradável para si. Para o ajudar, pode acender umas velas perfumadas ou incenso, mas também pode escolher umas flores frescas ou algo que seja bom para si. No entanto, evite os locais onde costuma descansar, como a cama ou o sofá.
2 – Sente-se confortavelmente
Tire os sapatos e qualquer roupa apertada. Sente-se no chão, numa cadeira ou num banco. Se optar pelo chão é mais confortável sentar-se de pernas cruzadas sobre uma almofada. O conforto é fundamental. Depois de sentado imagine que tem um fio a estender-se desde o alto da sua cabeça e que puxa as suas costas, pescoço e cabeça para cima em direção ao teto, em linha reta.
Nesta fase, em que está a aprender a meditar, apoie as suas costas numa cadeira direita, numa almofada ou travesseiro, e se estiver ao ar livre opte por se encostar num tronco de uma árvore, num muro de jardim que não seja frio ou noutros apoios confortáveis.
3 – Relaxe o corpo
Mantenha os seus ombros e pescoço relaxados, e os olhos fechados durante todo o processo. Relaxe cada parte do corpo, um de cada vez. Comece com os dedos dos pés, pés, tornozelos, pernas e continue até relaxar todo o corpo. Embora direito, não deixe de relaxar os ombros, pescoço, olhos, face, mandíbula e língua. Estas são as áreas onde mantemos alguma tensão.
4 – Atenção ao estômago
Não faça meditação com o estômago vazio, mas também não medite a seguir a uma refeição. O ideal é esperar duas horas após ter comido, ou então fazê-lo antes de comer. Não beba álcool ou ingira drogas nas 24h antes da meditação e não fume nos 30 minutos anteriores.
5 – Prepare o corpo
Faça um aquecimento. Antes de se sentar para meditar, faça alguns exercícios que ajudem a melhorar a circulação, a remover a inércia e a inquietação. Isto faz com que o corpo se sinta mais leve e assim você será capaz de se sentar de uma forma constante e por mais tempo.
6 – Respire
Volte a sua atenção para a respiração. Respire silenciosamente, mas profundamente. Abra o seu diafragma e encha os pulmões. Respire de dentro para fora. Experimente fazê-lo pelo nariz e depois pela boca e sinta o que isso faz no seu corpo. Repare no silêncio ao seu redor antes e depois da respiração. A respiração é uma das partes fundamentais para quem está a aprender a meditar.
7 – Crie um mantra
Um mantra é um som, palavra ou frase que pode ser repetido durante toda a sua meditação. Os mantras podem ter benefícios espirituais, ou podem simplesmente fornecer um ponto de foco durante a meditação. Eles podem ser ditos em voz alta ou em silêncio para si mesmo. Um mantra simples e fácil para iniciantes é dizer silenciosamente com cada respiração, eu respiro, eu respiro.
8 – Concentre-se
Desligue ou silencie todos os telefones. Apague as luzes. Se preferir, acenda antes uma vela. Não pense em nada. Deixe a lista de compras, esqueça uma conversa ou uma música.
9 – Sorria
Mantenha um sorriso na cara. Um sorriso suave deixa-o relaxado, tranquilo e melhora a sua experiência na meditação.
10 – Escolha a duração
Enquanto está a aprender a meditar, é mais fácil começar por fazê-lo durante pouco tempo, entre 5 a 10 minutos. Não há um tempo correto para a prática da meditação. No entanto, pode usar um alarme se preferir meditar durante um tempo pré-determinado.
11 – Abra os olhos
Quando estiver a terminar, mexa delicadamente os dedos das mãos e dos pés e continue pelos braços e pernas. Não tenha pressa de abrir os olhos. Abra-os lentamente e gradualmente, mova-se devagar e tome o seu tempo antes de se levantar.
Conselhos finais para aprender a meditar:
A consistência é mais importante do que a quantidade. Se meditar durante 5 minutos por dia, isso é mais compensador do que meditar durante duas horas, um dia por semana.
Para a maioria dos iniciantes é mais fácil meditar num espaço tranquilo em casa, mas com o tempo e com a prática é possível começar a explorar novos lugares para a meditação. Qualquer lugar é bom para meditar: ao ar livre, no autocarro ou mesmo no escritório e isso pode ser um excelente calmante.
Comece a meditar hoje e a colher os seus frutos. Se quer ajuda especializada para aprender a meditar, conte com a Zaask e procure aqui os melhores professores.