5 erros habituais dos fotógrafos iniciantes a evitar
De forma a melhorar a sua técnica fotográfica e tornar-se melhor fotógrafo de forma geral, deixamos-lhe 5 erros habituais dos fotógrafos, que os aspirantes costumam cometer. Tente evitá-los para dominar melhor a sua técnica.
1. Não ser suficientemente objectivo
A falta de objectividade é um dos erros habituais dos fotógrafos iniciantes, a vontade e o instinto natural de colocar o máximo de informação possível numa só imagem leva muitas vezes a fotos demasiado derivativas e sem um objeto claro e portanto, com falta de impacto. Ter um objecto claro de protagonismo numa fotografia é fundamental. Tudo o que não é essencial e não contribui para o objecto da fotografia, deve, pura e simplesmente, ser dispensado.
2. Não fazer backup regular das suas imagens
Não possuir vários backups, de preferência fisicamente afastados um do outro, ou em algum sistema de armazenamento online, costuma ser dos erros habituais dos fotógrafos iniciantes que saem caro. Opte por ter o máximo de redundância que puder no que ao sistema de backup diz respeito. Aqui a regra é simples: os suportes onde guarda os seus ficheiros mais tarde ou mais cedo vão falhar, e fazer com que perca ficheiros, tenha-os seguros noutro local sempre. Outro dos erros habituais dos fotógrafos iniciantes ligados com a perda de ficheiros é o uso de um único cartão de memória de grande capacidade que vai enchendo à medida que fotografa. Nesta situação o dano causado por um problema ou um dano fatal no cartão pode levá-lo a perder uma grande quantidade de imagens. Se ao contrário, usar vários cartões de menor capacidade, o dano causado por falha em um deles é substancialmente menor.
3. Usar uma lente grande angular para retratos
As lentes grande angulares são geralmente adequadas para fotografar espaços largos e com pouca margem de recuo, já nos retratos, as suas distorções levam a deformações na forma dos rostos retratados, sobretudo, quando fotografados de perto. Assegure-se que não fotografa pessoas com grandes angulares, distâncias focais superiores a 50mm são bastante mais aconselhadas, distânciais focais inferiores a esse valor, para retrato são proibitivas.
4. Confiar no software para corrigir erros em pós-produção
Uma pós-produção adequada pode melhorar e criar um impacto substancial numa foto, contudo, muitos aspectos técnicos não são corrigíveis em pós-produção. O mais aconselhável é ser-se o mais perfeccionista possível a quando do momento de fotografar, deixando o menor trabalho possível para a pós-produção. Importa lembrar também que, embora muitas questões possam ser corrigidas em pós-produção, invariavelmente, o tempo perdido a corrigir os erros habituais dos fotógrafos é bastante superior neste caso, do que se tiver em consideração esses erros a quando do momento de fotografar, evitando-os.
5. Mostrar/publicar online demasiadas fotos
Outro dos erros habituais dos fotógrafos cometido pelos iniciantes é ter um portfolio com pouco critério na seleção e publicar demasiadas fotos, nenhum fotógrafo tira só grandes fotografias, muito menos os iniciantes. As grandes imagens são geralmente resultado de muitas tentativas que resultam em imagens medianas. Quanto mais critério houver na escolha, melhor será o nível médio mostrado do seu trabalho. Publicar fotos em demasia só vai fazer com que quem vê as suas imagens não tenha paciência ou tempo para as ver todas, ao mesmo tempo que não retirando as fotos medianas, baixa substancialmente o nível médio da percepção que cria da qualidade do seu trabalho.
Esperamos que estas indicações sirvam de importantes pontos de reflexão para a sua prática fotográfica e contribuam para a sua evolução como fotógrafo. São alguns dos erros habituais dos fotógrafos que, com estes alertas, pode evitar.
Para uma sessão fotográfica específica e única, encontre os melhores fotógrafos através da Zaask.