Protocolo de casamento na Igreja

Como é que se deve comportar na Igreja? Onde se sentam os convidados? Quem leva as alianças? Todas estas e muitas outras perguntas fazem parte de tudo o que precisa de saber sobre o protocolo de casamento na Igreja.


Com a aproximação da data do casamento colocam-se inúmeras dúvidas em relação ao protocolo deste evento tão importante na vida do casal.

Siga as regras e dicas relacionadas com o protocolo de casamento para a cerimónia na Igreja para evitar falhas e erros de etiqueta naquele que será um dos grandes momentos da sua vida.

Entrada dos noivos na Igreja

Segundo o protocolo de casamento, quem entra primeiro na Igreja são os casais de padrinhos: em primeiro lugar os padrinhos do noivo e depois os da noiva.

Após a entrada dos mesmos, entra a mãe da noiva e o pai do noivo, sendo que a mãe da noiva fica ao lado esquerdo do pai do noivo.

De seguida, o protocolo de casamento diz que é a vez do noivo entrar de braço dado com a sua mãe (ou madrinha), devendo esperar pela noiva em pé, no lado direito do altar, para posteriormente dar o seu braço esquerdo quando ela chegar.

Tradicionalmente, o noivo chega sempre à Igreja cerca de 15 a 20 minutos antes da hora marcada. Já a noiva chega habitualmente atrasada. No entanto, segundo o protocolo do casamento, esse atraso nunca deverá exceder os 15 minutos, pois tal já é considerado desconsideração.

Para entrar na Igreja, depois de terem entrado as damas e os pajens, a noiva deve dar o braço direito ao seu pai ou ao padrinho, que a conduzirá ao altar, entregando-a ao noivo.

No caso da ausência do pai ou da mãe, o protocolo de casamento permite que os noivos recorram a familiares ou outras pessoas especiais na sua vida.

Entretanto, e como a tradição já não é o que era, são cada vez mais os casais que optam por entrar juntos na cerimónia.

Neste caso, podem optar por fazer um first look, isto é, combinar um lugar onde se possam encontrar a sós antes da cerimónia, preferencialmente acompanhados pelo fotógrafo do casamento para poderem registar este momento único em que se vêem vestidos de noivos pela primeira vez. Encontre através da Zaask fotógrafos de casamento de confiança, podendo consultar as avaliações de trabalhos realizados anteriormente.

Os convidados do casamento na Igreja

Uma vez que a noiva se senta no lado esquerdo da Igreja para quem está virado para o altar, segundo o protocolo de casamento este lado corresponde aos seus familiares e amigos. Seguindo a mesma lógica, o lado direito da Igreja corresponde ao noivo e respectivos familiares.

Os pais da noiva devem sentar-se no primeiro banco da ala esquerda e os pais do noivo no primeiro banco da ala direita. Se os pais dos noivos estiverem separados e tiverem casado novamente, dever-se-á manter a mesma ordem de lugares.

Diz o protocolo de casamento que também os padrinhos da noiva se sentam no lateral esquerdo e os do noivo no lateral direito, sendo que habitualmente os primeiros bancos estão reservados aos familiares directos e amigos mais próximos.

Durante a cerimónia

Existem vários momentos durante a cerimónia que se regem também pelo protocolo do casamento.

Um deles é o momento em que a noiva levanta o véu, nos casos em que a noiva usa o véu a tapar a cara. Neste caso, segundo o protocolo de casamento, o véu é elevado com a ajuda do noivo após a celebração, na altura em que o padre os declara marido e mulher.

No que diz respeito às alianças, estas devem ser colocadas no dedo anelar esquerdo. Quem as entrega ao padre é o(a) menino/menina das alianças ou então um dos padrinhos. Em relação à ordem da colocação das alianças, é o noivo quem coloca primeiro a aliança no dedo da noiva.

Saída da Igreja

Finalizada a cerimónia, os noivos e os padrinhos passam à assinatura do registo.

Assinados os papéis, e segundo o protocolo de casamento, o noivo dá o seu braço direito à noiva e os recém-casados saem de braço dado, seguidos dos respectivos pais, padrinhos e, por último, os meninos/meninas das alianças.

No entanto, raramente a saída da igreja acontece desta forma tão ordenada e formal e todos acabam por sair logo após a cerimónia terminar.

Quando os noivos saem, os convidados estão já à entrada da Igreja, preparados com a tradicional chuva de pétalas de rosas e arroz.

Agora que já sabe o protocolo de casamento que deverá seguir na cerimónia da Igreja, contrate profissionais que o ajudem a organizar a festa do casamento. Encontre através da Zaask os melhores organizadores de eventos e casamentos.