10 erros a evitar ao dar formação
Seja qual for o contexto em que vai dar formação, é importante ter em conta que alguns erros básicos podem deitar a perder todo o trabalho que teve a preparar as aulas e respectivas apresentações. Com efeito, captar a atenção de uma audiência é difícil, perdê-la é muito fácil.
Para que tal não aconteça, a Zaask deixa-lhe uma lista de 10 erros a evitar ao dar formação e assim ajudá-lo a ser um excelente comunicador.
- Nunca diga que está cansado. Os seus formandos não estão minimamente interessados em saber se dormiu pouco ou se fez uma longa viagem, etc. Todos esperam que dê o seu melhor ao dar formação, por isso não partilhe este tipo de situações. Por muito insensível que possa soar, a verdade é que o problema é seu e não dos formandos que tem à sua frente.
- Verifique as condições da sala de formação. Antes de começar a dar formação, teste o som, verifique a iluminação, a temperatura da sala, etc. É importante escolher um espaço com todas as condições necessárias para que não tenha de estar a interromper sucessivamente a sua formação por questões técnicas. Através da Zaask poderá encontrar as melhores salas para formação, com avaliações deixadas por anteriores contratantes.
- Nunca comece a dar formação com um “prometo ser breve”. Pelo contrário, incuta o entusiasmo desde o início, porque se a formação for realmente boa ninguém se vai importar com a sua duração.
- Certifique-se de que a sua apresentação é legível. Seja qual for o programa que utilizar para dar formação e fazer a sua apresentação, jamais dê azo a que os seus formandos não consigam lê-la. Utilize uma fonte que permita uma boa leitura a todas as pessoas que se encontram na sala de formação, independentemente do lugar onde se encontrem.
- Jamais leia o que está a apresentar. Se sentir necessidade de ler a sua apresentação é porque os seus slides têm demasiada informação. Não se esqueça que os slides são uma ajuda para dar formação e não uma muleta, devendo apenas conter ideias-chave e uma ou outra citação mais longa. Para além disso, se estiver a ler o que escreveu, acaba por não fazer sentido a sua presença, pois bastaria entregar a apresentação aos seus formandos.
- Nunca diga que vai enviar a apresentação mais tarde. Se a apresentação tem apenas ideias chave não deverá ter interesse nenhum estar disponível para posterior consulta. Por seu turno, ao dizer que vai enviar a apresentação estará a incentivar os seus formandos a estarem desatentos. Finalmente, o ponto forte da sua apresentação tem de estar no seu discurso e não num powerpoint.
- Seja relevante. Dar formação exige síntese. Por isso, evite perder-se com informação sem interesse. Quanto menos slides apresentar mais eficaz será a sua comunicação e mais tempo terá para interagir com a sua audiência.
- Nunca diga que vai responder a uma questão “mais à frente”. Se algum formando lhe fizer alguma pergunta a meio da sua apresentação, é porque está interessado nela. Por isso, agradeça e responda logo, já que ao dizer que vai “responder mais à frente” irá desmotivar a pessoa a continuar a prestar atenção. Para além disso, a sua resposta poderá dar mais ritmo à própria apresentação, quebrando a monotonia do seu discurso e captando o interesse dos demais formandos. Dar formação não é algo unilateral, exige interacção para ter os melhores resultados.
- Aposte nas imagens da sua apresentação. Invista tempo num bom design, fazendo uma utilização consistente de cores, alinhamentos e imagens.
- Nunca demonstre que não geriu bem o seu tempo. Jamais diga algo como “Está quase a terminar o tempo?!” Este tipo de comentário irá deixar os formandos inquietos e desatentos, para além de revelar falta de preparação. Evite também terminar a formação depois da sua hora de conclusão. O ideal é fazer exactamente o contrário, isto é, terminar a apresentação 5 minutos antes do tempo previsto, para incentivar as pessoas a falar consigo.