Estudo de competitividade Regional

Resultados do 1º Estudo de Competitividade Regional Zaask

A Zaask lança hoje o seu 1º Estudo de Competitividade Regional para micro e pequenas empresas.

Seguindo a sua missão de procurar ajudar os pequenos empreendedores e empresas a aumentar o seu volume de negócios, a Zaask quis saber qual o sentimento destes sobre a competitividade dos respectivos distritos, para entender quais as boas práticas que podem ser aplicadas a outros distritos e onde estão as falhas que podem receber um maior foco por parte das autarquias e organismos públicos para uma eficaz resolução.

Baseado em mais de 1300 respostas de todo o país, o estudo perguntou aos empreendedores como estes avaliam o seu distrito e o país referente a uma variedade de factores. Este é um estudo pioneiro e o único em que a forma de avaliar se prende com as respostas directas dos profissionais e não apenas dados estatísticos.

A escala dos resultados é, na maioria das questões, de 1 a 5, em que 1 corresponde ao ponto mais negativo e 5 ao mais positivo. Apenas nas questões sobre os programas de formação e networking, uma vez que era de resposta sim/não, a escala será de 0 a 100% (representando a percentagem de sim).

Resultados Gerais do Estudo

As conclusões obtidas neste primeiro estudo foram interessantes e singulares, com os diferentes distritos nacionais a revelarem a sua satisfação e dificuldade sobre os vários temas. Desde a facilidade em lançar um novo negócio, em recrutar no seu distrito de eleição ou ao acompanhamento do governo regional/local. Aferimos ainda se conheciam programas de formação e networking nos distritos e o seu sentimento sobre a situação económica a nível local e nacional.

Conheça agora os resultados gerais do nosso estudo:

      • Cerca de 49% dos inquiridos aconselhariam a criação de um novo negócio no seu distrito. Viseu, Portalegre, Porto, Lisboa, Vila Real e Beja, são os distritos onde os inquiridos mais aconselham a criação de novos negócios. No entanto, o lançamento de novos negócios é visto como difícil (muito ou razoavelmente) por 35% dos inquiridos e como fácil por 31%. Em média, a percepção dos inquiridos aponta para algum grau de dificuldade nesta criação: entre os 2.47 (entre 1 [muito difícil] e 5 [muito fácil]) de Évora e os 3.21 de Vila Real.
      • O acompanhamento do governo regional/local a micro e pequenas empresas e empreendedores é avaliado negativamente: 65% consideram-no “insuficiente” ou “mau”. A média global do país situa-se nos 2.22, o que corresponde a um acompanhamento insuficiente. Viana do Castelo é o distrito onde a percepção relativa ao nível de acompanhamento por parte do governo regional/local é melhor, com 2.70 e Beja situa-se no extremo oposto com uma média de 1.90.
      • Cerca de 40% dos inquiridos considera razoável a facilidade em recrutar, 32% considera díficil e 28% acha que é fácil fazê-lo no seu distrito. Viana do Castelo, Portalegre, Braga, Leiria, Porto e Lisboa destacam-se como os distritos com maior facilidade na contratação de funcionários.
      • Menos de ¼ dos inquiridos tem noção da existência de programas de formação para pequenos empreendedores nos seus distritos. Destes, 57% referem que a oferta anual destes programas é pouca ou quase nenhuma. A excepção é a Região Autónoma da Madeira em que as empresas referem conhecer programas de formação oferecidos pelos governos regionais/locais. De notar ainda que, dos inquiridos que têm conhecimento da existência dos programas de formação, apenas 37% já participaram em algum.
      • Apenas 10% das empresas inquiridas afirmaram conhecer programas de networking promovidos pelos governos regionais/locais. Entre estes, cerca de 18% declara que o governo oferece anualmente quase nenhuns programas deste género e 62% consideram que oferece poucos programas. Cerca de 43% dos inquiridos que conhecem os programas de networking oferecidos já participaram em alguma destas actividades.
      • A maioria dos inquiridos (53%) considera a situação financeira da sua empresa como razoável, mas 37% consideram-na má ou muito má. Apenas 11% das empresas inquiridas olham para a sua situação financeira de forma positiva. As empresas da Região Autónoma da Madeira, Santarém e Bragança são aquelas onde esta avaliação financeira é pior.
      • Quanto às receitas das empresas, nos 12 meses anteriores ao estudo, cerca de 34% afirmam que as suas receitas diminuíram, mas a mesma percentagem informa que as mesmas se mantiveram iguais. Os distritos com uma media de receitas mais alta, comparativamente à media do país (2.89) são Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Região Autónoma dos Açores, Coimbra, Aveiro, Braga, Lisboa e Évora, entre as quais se destaca Viana do Castelo (3.67) com os seus empreendedores a indicarem um sentimento de que as receitas das suas empresas aumentaram um pouco nos últimos 12 meses.
      • Quando questionados sobre uma avaliação das previsões futuras das suas empresas, cerca de metade dos inquiridos considera que esta poderá melhorar (um pouco ou muito) no próximo ano. A média do país nesta questão mostra uma visão optimista do futuro da economia com um valor acima das restantes perguntas ligadas à situação da empresa (3.31). Os distritos de Viana do Castelo e Guarda são os mais optimistas com uma média de 3.67, contrastando com o distrito de Portalegre que ainda mantém algum pessimismo em relação ao próximo ano (2.83).
      • As microempresas e empreendedores inquiridos avaliam de forma negativa a situação económica do distrito e do país, estando a média de ambas as questões abaixo do valor médio da escala (3), em termos do país ficou-se pelos 2.37 e do distrito peços 2.47. A avaliação média da situação económica dos distritos em que as empresas operam varia entre 1.80 e 2.89, o que indica a má avaliação da situação económica em todos os distritos nacionais.

Muito se tem escrito e ainda escreve sobre a crise económica que afecta Portugal e, a partir desta, assistimos ao nascimento de diversas micro e pequenas empresas nos mais variados sectores. É também verdade que muito se debate sobre a viabilidade de todos estes pequenos negócios. Acreditamos que, devido a todo este foco no empreendedorismo, criar o ambiente certo para que os pequenos empreendedores se possam desenvolver de acordo com as suas expectativas é essencial para a nossa economia.

Top 5 distritos com                                        Top 5 distritos com melhor acompanhamento do
maior facilidade para lançar um negócio      governo regional/local a pequenas empresas 
1. Vila Real                                                               1. Viana do Castelo
2. Aveiro                                                                   2. Região Autónoma do Açores
3. Região Autónoma da Madeira                           3. Vila Real
4. Portalegre                                                            4. Braga
5. Viana do Castelo                                                 5. Aveiro

Top 5 distritos com melhor                               Top 5 distritos com maior
situação financeira das empresas                    facilidade em recrutar
1. Viana do Castelo                                                  1. Viana do Castelo
2. Guarda                                                                  2. Portalegre
3. Vila Real                                                                3. Braga
4. Portalegre                                                             4. Leiria
5. Beja                                                                       5. Porto

Top 5 distritos com maior                                Top 5 distritos com pior acompanhamento do
dificuldade em lançar um negócio                  governo regional/local a pequenas empresas
1. Évora                                                                      1. Beja
2. Castelo Branco                                                      2. Guarda
3. Beja                                                                        3. Leiria
4. Coimbra                                                                 4. Setúbal
5. Bragança                                                               5. Santarém

Top 5 distritos com pior                                  Top 5 distritos com maior
situação financeira das empresas                  dificuldade em recrutar
1. Região Autónoma da Madeira                             1. Beja
2. Santarém                                                               2. Viseu
3. Bragança                                                               3. Bragança
4. Leiria                                                                      4. Região Autónoma dos Açores
5. Setúbal                                                                  5. Castelo Branco

Descubra os restantes rankings das várias cidades na página de visualização do estudo ou leia sobre os mesmos no documento em baixo.

Relatorio-UCP_Zaask-Estudo-Competitividade-Regional_19.01.2016

Para mais informações entre em contacto com a Zaask para info@zaask.com.