Que tipo de tijolos existem?
Os tijolos são usados na construção em todo o mundo, há milhares de anos. Trata-se de uma das maneiras mais seguras e duradouras na criação de uma estrutura. Existem diversos tipos de tijolos no mercado, com as suas vantagens e desvantagens.
A Zaask apresenta-lhe os mais conhecidos tipos de tijolos no mercado:
– Tijolo de Concreto
Feitos a partir de uma composição de cimento e areia, este tipo de tijolos são normalmente utilizados para fazer fachadas e muros. Estão definitivamente na moda. Podem ser fabricados em cores diferentes, ou simplesmente pintados posteriormente durante a obra.
Vantagens: estabilidade, durabilidade independentemente da quantidade de chuva, isolamento térmico e acústico.
– Tijolo de Barro
Produzidos a partir de argila cozida no forno, este tipo de tijolos caracteriza-se pelos seus tons avermelhados.
Vantagens: arestas vincadas, centros resistentes e uniformidade de cor.
Desvantagens: muito caro (poucas casas, actualmente, são construídas a partir deste tipo de tijolos), a sua durabilidade depende da qualidade do material empregado (argila), tijolos com baixa resistência costumam causar problemas de humidades, fissuras e deterioração.
– Tijolo de Xisto
Como o próprio nome indica, o xisto é a sua matéria-prima de excelência. As suas cores variam da cinza ao vermelho. São tijolos geralmente utilizados em revestimentos.
– Tijolo de Vidro
Consiste em uma peça formada por uma parede dupla de vidro, com uma camada de ar rarefeito entre as mesmas. Conforme a textura das faces é possível obter efeitos visuais variados entre dois ambientes. Por ser translúcido, este tipo de tijolos permite a passagem de luz, tornando o ambiente mais aconchegante e saudável. Vulgarmente aplicado em grandes paredes como em escadas, para dividir divisões, ou ainda na zona externa da casa.
Vantagens: maior luminosidade permitindo economizar energia, material de fácil manutenção (nunca exige pintura), elevada resistência e proporciona um ambiente moderno (grande variedade de cores).
Desvantagens: Não é indicado para suportar pesos elevados.
– Tijolo Sílico – Cálcareos
Composto por uma mistura de areia limpa, de cinzas voláteis e cal (material cuidadosamente selecionado), seguido por um processo de mistura química em molhado. A mistura é depois moldada até se formar este tipo de tijolos.
Vantagens: Cor cinza em vez da cor avermelhada comum; estrutura uniforme, apresentando um acabamento suave (não necessitando praticamente de material de revestimento – poupança na mão-de-obra); excelente resistência e bom isolamento acústico.
Desvantagens: Não é viável utilizar este tipo de tijolos em estruturas muito altas (sujeitas a ventos fortes) e comparativamente a outros tijolos, estes são bastante pesados e o seu preço no mercado é elevado.
– Tijolo Ecológico
Composto de argila, o tijolo ecológico tem esse nome por dois motivos: no processo de fabricação não necessita de ser queimado e aquando do assentamento dispensa o cimento.
Vantagens: estável, económico e belo.
– Tijolo Cerâmico
É o tipo de tijolos mais utilizado para trabalhos em geral. As suas propriedades dependem da cerâmica utilizada – processo de moldagem, cozimento, etc. O que implica que hajam tijolos mais leves e outros mais pesados.
Vantagens: resistência mecânica e ao desgaste, absorção de água, durabilidade.
Desvantagens: A sua durabilidade e resistência depende da cerâmica utilizada na sua produção e não possui uma aparência especialmente atraente.
– Tijolo Refratário
Bloco de barro ideal para o isolamento térmico, graças à sua composição (varia conforme a necessidade).
Vantagens: Resistente a variações bruscas de temperatura e químicos; grande versatilidade – fornos de aquecimento, caldeiras, churrasqueiras, entre outros.
– Tijolo engineerig
Este tipo de tijolos é feito a partir de argila selecionada, cuidadosamente preparado por esmagamento, moldados e queimados tornando o tijolo final muito sólido.
Vantagens: Capaz de suportar com segurança cargas muito pesadas (mais do que outro tipo de tijolos).
– Tijolo flint-calcário
Compostos de cal hidratada e pedra esmagada, são semelhantess aos tijolos sílico – cálcareos. São muito utilizados na construção de fundações, caves, em suma – construções subterrâneas.
Vantagens: muito resistente, permite um bom isolamento.
Independentemente do tipo de tijolos que escolher utilizar certifique-se que estão livres de impurezas, como fungos, algas, lascas, ou matéria orgânica. Os tijolos devem ter uma forma uniforme, de modo a se encaixarem na perfeição;
Caso não consiga encontrar o tipo de tijolos que pretende sempre pode misturar diferentes materiais e produzir o seu próprio tijolo.
Após a escolha do tipo de tijolos a utilizar na sua construção, contrate profissionais de empresas de construção civil que encontra através da Zaask e assegure-se que o trabalho fica como idealizou.