Porque é que a fotografia a Preto e Branco é mais apelativa

É consensual que a maioria das pessoas reconhece o maior apelo da fotografia a preto e branco comparativamente com a fotografia a cores, contudo, nem sempre é fácil explicar o verdadeiro motivo por detrás desta preferência. Neste artigo, explicamos porque a fotografia a preto e branco é mais apelativa do que a fotografia a cores, para que facilmente possa elucidar os seus modelos, clientes ou amigos, sobre a dita “magia” da fotografia a preto e branco.

Na origem da criação da técnica fotográfica, a fotografia a preto e branco surgiu como primeira opção, sendo que a fotografia a cores tinha sérias limitações ao nível da consistência técnica e elevado custo. Com o evoluir da técnica, o aparecimento dos rolos fotográficos  a qualidade e durabilidade do filme a cores foi crescendo, o seu custo, bastante mais elevado no início, foi decaindo fazendo com que a aquisição de rolos de fotografia a preto e branco caísse em desuso, tornando esta abordagem fotográfica menos e menos comum no que ao grande publico diz respeito.

No entanto, a verdade é que esta mudança aconteceu sem impactar o meio onde residem os profissionais, como acontece com o meio artístico/da fotografia de autor e o meio da informação impressa/fotojornalismo, que continuaram fortes adeptos da fotografia a preto e branco sempre que a mensagem/intuito o justificasse.

Este é um dos motivos que, culturalmente, estará na origem de uma associação imediata da fotografia a preto e branco a uma conotação mais “artística” ou documental e, eventualmente, terá contribuído de alguma forma para parte da preferência associada a este tipo de registo. Outros pontos remetem para a iconografia dos antigos filmes a preto e branco, remetendo para algum classicismo da imagem, assim como o facto de a realidade, tal como a vemos com os nosso olhos, não ser a preto e branco. Mas os verdadeiros elementos responsáveis pela preferência associada desde sempre a este registo centram-se, na realidade, em 2 questões técnicas essenciais:

Contraste (maior destaque entre elementos)

A fotografia a preto e branco promove um contraste mais alto e mais diferenciador entre elementos, comparativamente com o do promovido na fotografia a cores,  sobretudo com a abordagem em filme/negativo, que permite favorecer particularmente situações de baixo contraste como fotografias interiores com luz pouco diferenciada e em exterior em dias nublados. Esta característica não só é elemento de preferência de muitos (por si só), como implica que o fotógrafo capte a fotografia de forma diferenciada, usando mais luz para enfatizar as diferenças entre zonas escurecidas e iluminadas, revelando textura e profundidade, conduzindo por isso a um resultado diferenciados face à fotografia a cores.

Foco no conteúdo vs cor (menor competição da atenção)

Uma consequência directa desta abordagem é o facto de que com a ausência de cor, a atenção  ser direccionada apenas para o conteúdo da imagem, em detrimento de a distribuir por ambos as cores e conteúdos. Com o foco na leitura de conteúdo a imagem e o que ela representa tem naturalmente mais impacto e assim uma maior componente narrativa.

fotografia a preto e branco

Exemplo da mesma imagem a preto e branco e a cores

Com esta simples explicação conseguirá facilmente elucidar todos os que o rodeiam sobre a magia da fotografia a preto e branco. Se procura realizar uma sessão fotográfica nestes moldes, então encontre os fotógrafos certos para si através da Zaask. Crie uma sessão de fotografia a preto e branco que ficará na memória de todos os intervenientes.