Os erros mais comuns na organização de festas

É habitual cometer certos erros durante a organização de festas, principalmente se for a primeira vez. São as bebidas, as comidas, a música, o ambiente, manter os convidados entretidos, ou seja, uma infinidade de questões.

Para que tudo corra na perfeição deixamos-lhe uma lista com os erros mais comuns na organização de festas.

– Não avisar os vizinhos

A música alta na sua festa pode-lhe causar alguns transtornos com os vizinhos. De certeza que não vai querer ter a visita da polícia. Seja atencioso e avise com antecedência os seus planos. Deixe claro que está disposto a ouvi-los e a baixar o volume da música durante a festa.

Não fazer a lista dos convidados

É muito fácil com o stress da organização das festas esquecer-se de convidar alguém importante. Tome as devidas precauções. Se for necessário junte-se com a restante família e façam em conjunto a lista dos convidados. Peça ainda para fazerem dez a quinze convites extra para o caso de deixar, acidentalmente, alguém de fora.

– Enviar os convites demasiado cedo, ou demasiado tarde

O convite é a peça fulcral de uma festa, se for feito no momento errado poderá significar a ruína dos seus planos. Com demasiada antecedência corre o risco de ser esquecido, já se for em cima da hora existe a possibilidade de os convidados terem outros planos para a data. O ideal, na organização de festas, é enviá-los três a quatro semanas antes. No entanto, se a festa estiver a ser organizada para uma época de férias como é o caso do Verão e do Natal, convém fazer os convites entre cinco a seis semanas de antecedência.

– Não dar informações sobre a festa

Convém esclarecer os convidados sobre o tipo de festa que está a planear, nomeadamente, pormenores como a comida (leve ou pesada), isto é, se vai ser uma refeição completa, ou apenas um lanche, para que ninguém saia com fome, ou até sobra comida; bem como se será uma festa formal, ou casual – a pensar no tipo de roupa com que devem vir vestidas as pessoas.

Não ter um plano

Uma festa só é bem-sucedida se for bem planeada. Confirme, com o auxílio de uma lista, se possui todos os itens necessários para a organização de festas, como gelo e copos. Peça ajuda a um amigo, ou a um familiar para o auxiliar durante estas tarefas.

O espaço não ser o mais indicado

Festas com poucos convidados não exigem grandes espaços, assim como o contrário. Adapte o número de pessoas que vão à festa, ao espaço. Festas em salas enormes com pouca gente, causam um ambiente morto, enquanto que o inverso faz sentir as pessoas sufocadas. É um dos pontos mais importantes da organização de festas.

Convidados excluídos

O mais certo é que entre os seus convidados haja alguém que não conheça o seu grupo de amigos, ou até a sua família. Verifique constantemente se existe alguém a um canto solitário. Caso isso aconteça, dê um empurrão à socialização, faça as devidas apresentações.

– Comida insuficiente

Outro erro comum é a comida não ser suficiente para todos os convidados. Escolha um menu que se encaixe às necessidades da sua festa. Previna-se.

– Forçar os convidados

Ser um bom anfitrião de festas não significa estar constantemente a dizer aos convidados para comerem. Não os pressione, deixe-os relaxados. Essa sua atitude poderá fazer com que os seus amigos e familiares se sintam culpados, por não comerem o suficiente, prejudicando a atmosfera da festa.

– Não ter a música definida

Se a música não for boa corre o risco de matar logo o ambiente da festa. Durante a organização de festas, escolha uma lista de músicas que combinem com o tipo de festa que pretende oferecer, para não estar depois, durante a festa, constantemente preocupado com a música. Assegure-se também de ter um bom sistema de som.

– Levar o tema da festa demasiado a sério

Festas temáticas ou de fantasia são sempre muito bem-vindas, mas tenha o cuidado para não exagerar com os detalhes. Há sempre a possibilidade de haver alguém que não goste muito de aderir a este tipo de festas e que depois, perante tantos detalhes, se sinta constrangido. Concentre-se no básico, afinal as festas são para unir as pessoas e não para as afastar, correcto?

Agora que já conhece os erros mais comuns na organização de festas, chame os seus amigos e familiares e divirta-se, livre de percalços. Se sentir a necessidade de ajuda, lembre-se que aqui na Zaask temos os melhores profissionais e empresas de organização de festas. Só tem de colocar o pedido, escolher e relaxar.