O que ter em conta para um projecto de arquitectura

Comecemos por dizer que este texto não é apenas para quem deseje construir de raíz uma casa ou espaço comercial. Sendo verdade que, nesses casos, o desenvolvimento de um projecto de arquitectura é indispensável e também que, em qualquer empreendimento na área das obras ou remodelações, a ajuda de um arquitecto pode ser fundamental. Mas como, e porquê? Será apenas um luxo? Devemos evitar ao máximo somar mais este custo ao nosso projecto? Afinal, um arquitecto parece ser apenas alguém que desenha e o que queremos é um profissional que deite mãos à obra e com experiência para lidar com massas e tijolos. Esta ideia não podia estar mais errada, por isso, mostramos-lhe o que ter em conta para um projecto de arquitectura.

Quando

Tal como dito acima, um projecto de arquitectura não tem que ser um projecto de construção de raíz. A primeira coisa a ter em conta é identificar quando é que, de facto, um profissional desta área pode ser importante. E a resposta é simples: sempre que deseje construir, remodelar, expandir ou adaptar um espaço. É também importante referir que deve recorrer a um arquitecto o mais rapidamente possível, pois quanto mais cedo ele estiver envolvido no projecto de arquitectura, mais e melhor o poderá ajudar.

Custos/rentabilidade

Pensar num projecto de arquitectura, principalmente em casos que, à partida, serão mais simples, parece por um lado um luxo e, por outro, algo desnecessário. Mas a ajuda que um bom arquitecto lhe poderá dar faz desse mesmo projecto um investimento que pode ser muito rentável, já que o profissional terá como objectivo desenhar uma obra que seja eficiente do ponto de vista energético. Mais, uma empreitada previamente pensada e projectada resultará depois numa construção eficaz e que lhe poupará imenso tempo. Por outro lado, um projecto de arquitectura estabelece uma relação cliente/arquitecto em que o profissional terá em conta as necessidades económicas do primeiro, planeando fases de construção de acordo com essas mesmas necessidades.

 

Como

Algo importante a ter em conta relativamente a um projecto de arquitectura, é saber como e durante quanto tempo é que o profissional o irá acompanhar. A melhor maneira de descrever o processo é dizer-lhe que, para si, representará um alívio. Um projecto de arquitectura começa no dia 0 da empreitada, sendo responsabilidades do arquitecto questões como o diálogo com as autoridades competentes e a procura de saber incentivos económicos em vigor na área da obra. Ele irá também ajudar a nível técnico os profissionais de obras que realizam o projecto de arquitectura, assegurando-se que todas as fases respeitam o desenhado anteriormente e o desejado pelo cliente. Antes disso, um projecto de arquitectura bem elaborado resulta também num orçamento de obra justo e coerente!

Qualidade

Nada do exposto acima correrá bem se trabalhar com um arquitecto menos capaz. Ao iniciar um projecto de arquitectura, é fundamental ter em conta o historial do profissional. Se perceber do assunto ou se conhecer alguém que perceba, solicite um portfólio aos profissionais e veja como está construído. Lembre-se que o trabalho dele é precisamente projectar e organizar, pelo que o seu portfólio deve ser um espelho dessas competências. Caso esta seja uma área completamente nova para si, comece por pedir orçamentos a arquitectos, procurando saber as opiniões dos clientes com quem já trabalharam, e atente no nível de interesse que ele demonstra no projecto. É extremamente fácil perceber quando um profissional é empenhado e interessado nos nossos interesses, fazendo deles os seus próprios!

Organização e método são a chave do sucesso em praticamente tudo na vida. Um caminho faz-se melhor e mais rápido se tiver um mapa bem desenhado e estruturado, e um projecto de arquitectura será esse mesmo mapa. Um mapa vivo, dinâmico, fundamental, para que a empreitada seja economicamente rentável e tecnicamente eficaz e sólida.

Se planeia deitar mãos à obra, não o faça sem saber o que ter em conta para um projecto de arquitectura! Saiba também que, através da Zaask, encontra o arquitecto mais eficiente a quem pode solicitar um projecto de arquitectura, contratando-o de acordo com a sua apreciação das avaliações efectuadas por antigos clientes.