As melhores dicas de conservação de móveis

Por vezes, andamos tão entretidos com outras tarefas domésticas, que nos esquecemos de como fazer uma boa conservação de móveis. Não seja mais um a descurar este aspecto. Aprenda com a Zaask as melhores dicas de conservação de móveis.

Coloque os móveis longe dos raios solares

A luz ultravioleta do Sol é prejudicial ao mobiliário, uma vez que degrada a madeira e os tecidos. Sempre que haja possibilidade, coloque os móveis (em especial os antigos) em locais distantes da luz solar directa. As cortinas devem ser usadas para bloquear a entrada dos raios.

Proteja os móveis das fontes de calor

Outra das dicas de conservação de móveis é evitar colocar móveis próximos de fontes de calor, como o ar condicionado, os ventiladores, as lareiras e os fogões. Como é de conhecimento geral, o calor pode originar o encolhimento das madeiras, levando ao afrouxamento das juntas de cola, entre outros.

Use desumidificadores

A humidade no ar pode também ser prejudicial para a conservação de móveis. Mudanças bruscas de humidade no ar podem levar a madeira dos móveis ora a expandir, ora a contrair. De referir que longos períodos de elevada humidade originam podridão e infestação de insectos. É, por isso, recomendado o uso de desumidificadores para ajudar a manter a humidade relativa do ar e atenuar os efeitos negativos da humidade no seu mobiliário.

Esteja atento aos insectos

Couro, madeira, tecidos, assim como materiais têxteis são convidativos para insectos e pragas. Logo que detecte uma infestação deve contactar de imediato um exterminador avaliado, como os que pode encontrar na Zaask.

Faça a manutenção

Mantenha o revestimento envernizado dos móveis antigos com a aplicação de uma camada de pasta de cera de qualidade. Desta forma, o mobiliário estará protegido da humidade. Aplique todos os anos conforme as indicações do fabricante. Em caso de dúvida, consulte um especialista em restauração de móveis para o aconselhar sobre as melhores dicas de conservação de móveis.

Cuidado com o manuseio do mobiliário

Sempre que tiver de deslocar mobiliário, e sobretudo se este for antigo, verifique se existem peças soltas, ou danificadas. Dicas de conservação de móveis: transporte as mesas segurando as pernas e não a base, pois há o risco desta se soltar; as grandes peças de mobiliário devem ser levantadas e nunca arrastadas pelo chão; remova sempre as prateleiras, gavetas e portas; proteja as portas de vidro com cobertores; tampos de mármore devem ser removidos e transportados (e armazenados) na vertical, assim como espelhos e vidros, uma vez que deitados podem quebrar facilmente.

Proteja os móveis dos danos do quotidiano

A confusão do dia-a-dia consegue ser muito prejudicial aos móveis. Seja porque deixámos as bebidas nos copos a “suar” resultando em anéis redondos, ou porque nos esquecemos de um prato quente, que acabou por estragar a madeira da mesa, por exemplo. Tenha mais atenção a estes pormenores. Use mais bases e tapetes para colocar os copos, as canecas e os pratos, bem como toalhas de mesa. O seu mobiliário vai agradecer a protecção extra a derrames e a arranhões.

Limpe com segurança

De vez em quando, os móveis necessitam de uma limpeza a fundo. Para remover a sujidade mais gordurosa, misture uma solução de sabão de óleo com água, conforme as instruções da embalagem. Use uma esponja natural e torça muito bem a água antes de começar a limpar. No final, seque a peça com panos de limpeza frescos.

No caso da poeira fina, use um espanador de lã de cordeiro ou de algodão branco. Evite os espanadores de penas, pois basta uma estar quebrada para riscar e danificar o seu mobiliário.

Tenha o dobro dos cuidados com os móveis estofados

Os móveis estofados necessitam de cuidados redobrados. Todas as semanas, passe o aspirador nos estofos, levante as almofadas e limpe as migalhas escondidas. Como criaturas territoriais que somos, vamos parar sempre aos mesmos locais, dia após dia. Por isso mesmo, é importante mudar (duas a três vezes por ano) a posição do assento do sofá, dos conjuntos das cadeiras, entre outros, de modo a distribuir o desgaste. No Verão, considere colocar capas laváveis sobre os estofos, de modo a proteger o mobiliário dos suores, dos óleos bronzeadores, entre outros perigos típicos dos meses mais quentes do ano.

Depois de ler este artigo, vai certamente olhar com outros olhos para o seu mobiliário. Caso pretenda obter mais dicas de conservação de móveis ou precisa da ajuda de um profissional de conservação e restauro, envie o seu pedido para a Zaask e apresentar-lhe-emos até 4 profissionais avaliados.