Dicas para evitar ser enganado por um empreiteiro
Em todas as classes há bons e maus profissionais. A construção civil não é excepção. Anualmente, a associação do consumidor e tribunais recebem milhares de queixas contra empreiteiros. A Zaask vai dar-lhe dicas para evitar ser enganado por um empreiteiro.
A primeira é que a melhor defesa é estar muito bem informado e planear a remodelação mais simples e de forma extremamente minuciosa. Nunca se precipite a assinar um contrato para evitar ser enganado por um empreiteiro.
Orçamentos: nunca antecipe ou pague em dinheiro
Antes de contactar uma empresa deve saber, de forma exacta, o que pretende. Desconfie do empreiteiro que oferecer o orçamento mais barato. Pode estar a enganá-lo, omitindo serviços do contrato. Desconfie também o que pedir o orçamento mais caro.
Quando se reunir com os empreiteiros sobre os orçamentos, peça-lhes fotografias de projectos anteriores e pergunte sobre os custos para o arranque das obras e o orçamento para o final.
Outra dica para evitar ser enganado por empreiteiros é perguntar se pode pagar directamente aos fornecedores quando tiver de adiantar dinheiro para materiais. Nunca pague em dinheiro. Calendarize por escrito no orçamento todos os serviços e pagamentos. Artigo a artigo, percentagem a percentagem. Por cada etapa, uma prestação. Nunca pague antecipadamente um serviço e antes de fazer o pagamento final faça uma inspecção à obra. Se houver erros ou alguma reparação pendente, registe sempre por escrito. Evite contratos ou mesmo acertos verbais.
Se o empreiteiro lhe pedir dinheiro adiantado sem o qual não faz a obra, desconfie. Pode ser sinal de que está numa situação de ruptura financeira e precisa do seu dinheiro para pagar dívidas e, se assim for, precisará de outro projecto para arrancar com o seu.
Sinais de alerta para evitar ser enganado por um empreiteiro
São sinais de alerta a que deve estar atento para evitar ser enganado por um empreiteiro. Se uma empresa recusar fornecer-lhe referências e credenciais e oferecer garantias espantosamente longas, desconfie. Tenho cuidado se lhe oferecerem um preço especial ou uma redução no custo em troca de assinar logo o contrato ou por uma taxa inicial. Recuse um empreiteiro que não lhe entregue um orçamento escrito detalhado ou que lhe ofereça uma proposta aparentemente boa demais para ser verdade.
Garantias
É uma recomendação importante para evitar ser enganado por um empreiteiro: enquanto dono da obra, pode reter 5 a 10% de cada factura até final do prazo da garantia da obra (cinco anos). O grande entrave que vai enfrentar é que essa retenção penaliza muito o empreiteiro que ficará com o dinheiro congelado. Como alternativa, proponha-lhe uma garantia bancária em que o banco servirá de fiador. Saiba que os bancos só assinam estes contratos às empresas que ofereçam garantias bancárias.
Confirme credenciais
Qualquer empresa terá de ter um escritório onde possa ir bater à porta. Desconfie de quem lhe der apenas um contacto de telemóvel e também de quem tem emails pessoais e não da própria empresa.
Outra dica para evitar ser enganado por um empreiteiro é confirmar o alvará da empresa: se o tiver activo, é sinal de que tem os impostos regularizados. Pode confirmar esta informação no portal do Instituto de Construção e do Imobiliário.
Faça arquivo
É outra estratégia de defesa para evitar ser enganado por um empreiteiro: faça um arquivo desde os primeiros contactos à conclusão do projecto. Guarde registo de todas as chamadas telefónicas, conversas e emails trocados. Faça cópias do contrato, orçamento, pedidos de alteração e da correspondência trocada, tanto com a empresa, como entre o empreiteiro e fornecedores. Registe o progresso da obra com fotografias. Este aquivo pode servir de prova caso surjam problemas durante ou após a conclusão da obra.
Como enfrentar uma possível fraude
No caso de um serviço incompleto ou se detectar um erro, terá de reclamar. Primeiro tente resolver o problema directamente com o empreiteiro. Exponha o problema através de carta registada com aviso de recepção. Guarde cópia da carta e dos registos. Depois contacte a Deco (Associação Defesa do Consumidor) para conseguir ajuda ao nível da mediação do conflito.
Através da Zaask poderá contratar o empreiteiro certo para si, pois, para cada pedido, apresentamos-lhe até 4 profissionais que poderá analisar (tanto o perfil, como as suas avaliações), comparar e escolher o mais indicado, para evitar ser enganado.