Dicas de Manutenção da Canalização no Verão

Com a chegada do Verão é hora de pôr as mãos à obra e verificar em que estado se encontra a canalização da sua casa. Como sabe é durante os meses mais quentes do ano que usamos mais água, seja para regar as plantas, ou para encher a piscina, por isso mesmo, é importante realizar certos procedimentos para que não tenha mais tarde dores de cabeça. A pensar em si e nas suas merecidas férias,  a Zaask fez uma lista das melhores dicas de manutenção da canalização para o Verão.


1. É no Verão que fazemos os tradicionais churrascos. É preciso ter cuidado para, na hora de lavar a loiça, não deixar ir pelo ralo a baixo restos de comida, pois podem entupir os canos. A batata, por exemplo, juntamente com água cria uma obstrução instantânea quando adiciona água. Opte por usar mais a máquina de lavar loiça. Além de lavar a loiça melhor, vai usar menos água e evitar entupimentos desnecessários.

2. Economize dinheiro e energia. Baixe a temperatura do seu aquecedor de água.

3. Quanto mais água usar mais possibilidades tem de ter problemas com os canos logo, seja mais cuidadoso. Além de poupar uns euros, ainda é amigo do ambiente.

4. Limpe e verifique regularmente o seu sistema de rega. Sem querer, durante o corte da relva pode ter danificado um aspersor. Acontece, muitas vezes, um aspersor estar a funcionar incorrectamente lançando água para fora da zona indicada, o que é um desperdício.

5. Antes de plantar uma árvore, faça uma pesquisa rigorosa sobre as características da mesma. Se não tiver cuidado, no futuro, as raízes da árvore poderão causar sérios danos ao seu jardim.

6. Verifique se existem fugas de água. Os meses frios do Inverno podem ter causado danos na sua canalização exterior. Inspecione o estado das suas mangueiras. Deverá fazer o mesmo procedimento com os chuveiros e as torneiras. Basta uma única torneira a pingar para desperdiçar centenas de litros de água por ano.

7. Agende uma inspecção à sua linha de esgoto. Especialmente, porque este Inverno em Portugal foi de muita chuva, e o excesso de água pode ter inundado as linhas de esgotos com grandes quantidades de detritos. Uma inspecção à linha do esgoto vai ajudar a encontrar pequenos problemas, prevenindo que mais tarde se tornem em grandes danos. Previna-se!manutenção da canalização no verão

8. Verifique o estado da sua máquina de lavar roupa. Certifique-se de que funciona bem, que todas as conexões estão no seu devido lugar e que as mangueiras da mesma não têm rachas ou infiltrações. As mangueiras da máquina de lavar roupa devem ser substituídas a cada três anos. Faça-o mais cedo se o número de pessoas da sua família for superior à média. No Verão é habitual ter mais roupa para lavar, especialmente, se em casa houver crianças. Como a máquina de lavar roupa vai trabalhar mais, convém estar em casa enquanto ela lavar, para o caso de surgir algum problema e ter de chamar um profissional de reparação de máquina de lavar roupa.

9. Inspecione os níveis de humidade da sua canalização. Seque o sistema se houver muita condensação.

10. Veja se todos os ralos têm filtros, de modo a prevenir eventuais entupimentos.

11. No Verão, como é período de férias para toda a família as casas de banho são, por norma, mais utilizadas. Eduque os mais novos a usarem pequenas quantidades de papel higiénico, para evitar entupimentos nos canos.

12. Proceda à habitual manutenção da piscina.

13. Limpe as calhas, ou condutores de água, para garantir que estejam sempre livres de bloqueios.

14.Para o seu bom funcionamento, é importante que use regularmente as torneiras e válvulas de águas existentes na sua casa.

15.Desligue a água da casa quando for de férias.

Importante: Não espere pelos dias mais quentes para começar a manutenção da canalização no Verão. Faça-o num dia com temperaturas confortáveis.

Se depois de ler todas as nossas dicas considerar que o melhor a fazer é contratar um  picheleiro para a manutenção da canalização no Verão, pode encontrá-lo na Zaask, onde estão os melhores canalizadores. Depois é só escolher o mais adequado para si e desfrutar as férias, livre de preocupações!