Como organizar um piquenique
Calor é sinónimo de vida, bronze, praia, férias e de piqueniques! Depois de um Inverno longo e frio, não há nada melhor do que organizar um piquenique ao ar livre na companhia da família.
A pensar em si, elaboramos uma lista de dicas sobre tudo o que precisa de saber para organizar um piquenique perfeito.
- Organize com antecedência
Organizar um piquenique é como planear uma festa pequena. Tem que escolher o local, verificar se as condições meteorológicas são as mais favoráveis, e a comida, as bebidas, entre outros aspetos.
- Escolha um bom local
Pode fazer um piquenique nos mais diversos locais, desde o quintal da própria casa, num parque, na praia, na montanha, ou até no campo. Caso queira levar consigo o seu animal de estimação veja se não existem restrições.
- O conforto dos convidados
Decidido o local, terá que pensar onde os convidados se vão sentar. A relva é sempre uma opção agradável, assim como uma rocha plana e um tronco de uma árvore. Previna-se, leve consigo toalhas de praia, toalhas de mesa velhas (as de plástico são uma óptima opção), esteiras, cobertores e colchas. Se existirem pessoas de idade no seu lote de convidados leve também algumas cadeiras.
- Seja prático
Na hora de escolher a comida que vai oferecer aos convidados seja prático. Esteja ciente que terá que transportar imensas coisas. Opte por sandes, salgados, ovos cozidos, asas de frango, batatas fritas, fruta de tamanho reduzido como morangos ou fruta cortada, cupcakes e biscoitos.
- Cuidado com as intoxicações alimentares
Alimentos com maionese devem ser mantidos no frio. Para temperar não opte pela maionese. O Sushi também não é a melhor opção. Lembre-se que o calor pode estragar alguns alimentos.
- Não complique com as sanduiches
Não esteja com o trabalho de estar a fazer as sanduiches em casa. Prefira antes levar consigo bastante pão, charcutaria e vegetais crus como cenoura, tomate, cebola, alface e pepino. Assim, cada convidado faz ao seu gosto.
- Bebidas sempre frescas
Muito importante: leve consigo um refrigerador, ou bolsa térmica para manter as bebidas frescas, bem como certos alimentos. Tenha consigo bastante gelo. Se o piquenique for na praia para manter as bebidas frescas pode as enterrar na areia, ou deixe-las numa poça com água do mar.
- O vinho
Caso deseje presentear os seus convidados com um bom vinho opte por um rosé. É a escolha mais popular para os piqueniques, encaixa na perfeição com os dias mais quentes.
- O transporte da comida
É certo que não precisa de ter uma cesta de piquenique à mão, mas tente pelo menos usar algo mais encantador do que um monte de sacos de plástico do supermercado. Além do mais, não são nada práticos, os alimentos espalham-se e ficam amassados facilmente.
- Com, ou sem, elegância
Há quem prefira usar talheres, pratos e copos de plástico, pela comodidade de no final não ter a dor de cabeça de os lavar. O plástico tem também a vantagem de ser mais leve e prático de transportar. Se quiser que o seu piquenique tenha um toque de elegância, então nesse caso faça uma mistura com os pratos, copos e talheres que tem em sua casa com os de plástico. O mesmo se passa com os guardanapos, é certo que os de pano são mais elegantes, mas os de papel não necessitam de mais tarde serem lavados.
- Utensílios que não podem faltar:
– Desinfetante para as mãos. É verdade que um pouco de sujidade não faz mal, mas lembre-se que vai estar constantemente a partilhar alimentos;
– Protetor solar. Leve um protetor solar para se prevenir de uma eventual queimadura enquanto almoça;
– Guarda-sol, mini tenda e chapéu de aba larga. Adicione também estes objectos à sua lista para se proteger do Sol;
– Repelente de insectos. Natureza significa mosquitos. Anote na sua lista o repelente de insectos, caso contrário corre o sério risco de chegar a casa todo picado;
– Sacos de plástico. É sempre bom levar um, ou dois sacos de plástico, tal como um saco de lixo para as sobras;
– Toalhitas. Dão sempre jeito para limpar;
– Cobertor/Tapete velho. Ao fim de almoçar de certeza que alguém vai ter vontade de dormir uma sexta, ou de se esticar um pouco para relaxar;
– Livros e Revistas. Indispensável para uma leitura preguiçosa durante as pausas de conversa;
– Brinquedos e jogos. Papagaios de papel, bolas, raquetes, cordas de saltar, xadrez, monopólio, enfim o que tiver em casa, de certeza que as crianças vão adorar, bem como os adultos;
– Aparelho de som. Um pequeno rádio vai certamente ajudar a animar o seu convívio;
– Kit de primeiros socorros. Quando menos se espera acontece um acidente. Como diz a sabedoria popular: mais vale prevenir do que remediar!
- Deixe o local limpo
Antes de ir embora recolha todo o lixo produzido e coloque-o nos devidos contentores (atenção à reciclagem!).
Aqui está tudo o que precisa para organizar um piquenique inesquecível. Agora é a sua vez. Escolha um belo local e disfrute o melhor da vida na companhia da sua família e amigos. Caso pretenda a ajuda de uma empresa profissional de organização de eventos, pode contratar na Zaask, onde também encontrará os melhores profissionais de catering.