Como lavar a loiça mais rápido
É muito difícil encontrar uma pessoa que goste de lavar a loiça. Costuma ser a lida doméstica mais detestada. O cenário ainda piora quando não se tem a alternativa da máquina de lavar a loiça. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que existem simples técnicas que permitem tornar esta tarefa menos aborrecida. Leia em baixo o que pode fazer para a lavar a loiça mais rápido.
– Música
Ligue o rádio! Ouça música! Não há nada melhor do que executar uma tarefa doméstica enquanto se dança. Torne o acto de lavar a loiça, um momento (quase) divertido.
– Organização
A desorganização não é aliada da rapidez. Precisa de ter o lavatório organizado. Cada utensílio disposto por categoria: copos com copos, pratos com pratos e por aí adiante.
– Água quente
Lavar a loiça com água quente é para além de tudo uma questão de higiene, pois mata as bactérias. Logicamente que se a gordura e restantes detritos saem mais rapidamente, a tarefa fica bem mais facilitada, certo? Faça é cuidado para não se queimar. Use luvas!
– Que linha seguir
Lave cada categoria (um por um). Do mais limpo ao mais sujo. Comece pelos copos (as gorduras existentes nos pratos e nas panelas podem manchar o vidro), siga para as taças, talheres e só por último os utensílios maiores. Deixe cada objecto a secar no escorredor de pratos.
– Pratos raspados
Um erro comum das pessoas, quando não lavam de imediato a loiça, é não rasparem os pratos, as panelas e os tachos. Quando chega o momento da lavajem, os restos de comida já estão completamente colados. O que poderia ser inicialmente um acto rápido, acaba por no final demorar o triplo do tempo.
Dica: Quando isto acontecer o melhor a fazer é deixar a loiça em água e sabão durante alguns minutos, antes de iniciar a lavagem.
– A escolha do sabão/detergente
O sabão/detergente é outro dos segredos para lavar a loiça mais rápido. Muitas pessoas optam pelos mais baratos. Contudo, esquecem-se que, na maioria dos casos, usam o dobro do produto e não é tão eficaz, fazendo com que a tarefa demore mais tempo a ser concluída.
– A esponja certa
Opte por esponjas com um lado áspero, isso vai ajudá-lo a lavar as gorduras mais difíceis. Se preferir, tenha várias esponjas para coisas diferentes. O importante é que na hora de lavar a loiça esteja preparado para enfrentar diferentes situações. Lembre-se: uma pessoa preparada poupa tempo.
– O material das panelas
Existem certos materiais mais suscetíveis do que outros para ficarem queimados. Esteja atento a esse pormenor no acto de compra. Isso vai-lhe facilitar e muito a vida no que toca a lavar a loiça.
Dica: Quando queimar uma panela, ou tacho deixe de molho durante umas horas o objecto com água e sal, ou bicarbonato de sódio.
– Lavatório atulhado de loiça
Não existe nada mais desanimador que um lavatório cheio de pratos sujos. O ideal é ir lavando à medida que se suja. Por exemplo, quando estiver a cozinhar opte por limpar os utensílios que usar, como talheres, tábuas de cortar os alimentos, entre outros. Vai ver que no final da refeição tem menos loiça para lavar.
Dicas:
– Faça o mesmo com as panelas. Logo após a sua utilização coloque-as na pia com água quente e sabão para que depois estejam mais fáceis de lavar.
– O escorredor
Se não tem, chegou o momento de investir num. Um escorredor da loiça é parte da organização. Permite-lhe ter os utensílios organizados e a secar perfeitamente após a lavagem. Os riscos de partir mais copos e pratos serão, a partir de agora, menores.
– Loiça submersa
Sempre que tiver tempo encha o lavatório com água quente e sabão (ou bicarbonato, para gorduras mais difíceis) e mergulhe os pratos. Vai ver que demora menos tempo que o costume a lavar a loiça.
Após ler este artigo vai ter outra atitude da próxima vez que tiver de lavar a loiça.
Se, entretanto, tiver algum problema com o seu lava-loiças, contrate, pela Zaask, o técnico de reparações de electrodomésticos mais eficiente para o(a) ajudar.