Como Fotografar Paisagens com Pessoas

A fotografia de paisagem e o retrato raramente aparecem juntas já que são dois géneros substancialmente diferentes, existem contudo excepções à regra. Hoje deixamos-lhe algumas digas para fotografar paisagens com pessoas:

  1. Use silhuetas

Ao fotografar paisagens com pessoas uma das dificuldades é que se dermos destaque a um aspecto tiramos a importância do outro, ou seja, se dermos destaque e tentarmos abarcar a paisagem na sua totalidade, as pessoas ficaram demasiado pequenas e desaparecerão nesta. Por outro lado, se tentarmos captar as pessoas eficazmente como se de um retrato se tratasse, então perderemos o impacto da paisagem. Equilibrar os dois factores geralmente resulta em perda de impacto de ambos. Esta escolha é portando o ponto-chave de fotografar paisagens com pessoas e só uma solução criativa para a mesma permite uma imagem bem-feita. Uma forma criativa de contornar a situação, e que resulta geralmente muito bem nestes casos, é por exemplo usando um efeito de silhueta das pessoas na paisagem. Saiba mais sobre Como fotografar silhuetas.

  1. Adicione outros motivos de interesse

Adicionar outros motivos de interesse à sua imagem é fundamental para fotografar paisagens com pessoas, se por exemplo usar uma silhueta bem definida de uma árvore ou edifício junto da silhueta das pessoas que fotografa poderá criar uma dinâmica entre os objectos e o contexto (a paisagem) bastante interessante. A questão chave aqui é a forma como compõe e “joga” com os diversos  elementos da imagem, procure sobreposições e dinâmicas entre os diferentes objectos.

  1.  Use a escala

O mais importante para fotografar paisagens com pessoas como deve ser é usar convenientemente a escala, poderá usar o elemento humano a seu favor. Colocar uma silhueta em tamanho reduzido no meio de uma paisagem imensa criará uma noção de escala e tamanho na paisagem muito interessante e impactante. O contrário, uma imagem de uma silhueta em tamanho grande em cima da paisagem, fotografada por exemplo de baixo para cima, criará o efeito inverso, mas de igualmente grande impacto. Saiba usar os desequilíbrios a seu favor, eles criaram o dramatismo essencial em qualquer grande fotografia.

Fotografar paisagens com pessoas não precisa de ser tão difícil quanto parece. A solução reside em encontrar soluções criativas e jogar com os elementos. Se precisar de uma ajuda a este nível para um projecto pessoal ou profissional, através da Zaask vai encontrar os fotógrafos certos para si.