Como fazer publicidade outdoor de eventos

Apesar da revolução tecnológica dos últimos anos, a publicidade outdoor continua a demonstrar excelentes resultados.

Assim, seja qual for o objectivo do seu evento, a publicidade outdoor é uma excelente aposta para o dar a conhecer a possíveis participantes ou consumidores de marca, produtos ou serviço, tratando-se, por exemplo, de um evento de lançamento de um produto.

Como o próprio nome indica em inglês, a publicidade outdoor é realizada “fora de portas”, isto é, nas ruas. Dado o seu grau e tipo de exposição, este meio de publicidade permite massificar o tema ou mensagem de uma determinada campanha de uma forma rápida e eficiente.

Assim, a publicidade outdoor de eventos reúne as seguintes vantagens:

  • É um dos meios que gera maior impacto visual, garantindo enorme visibilidade para o que se pretende anunciar ou promover;
  • Valoriza a criatividade;
  • Permite a obtenção de elevados níveis de repetição (o anúncio é visto várias vezes, inclusivamente pelo mesmo cliente);
  • Não necessita de uma atitude de recepção do consumidor para entrar em contacto com ele;
  • Constitui um excelente meio reminder da comunicação que esteja a ser utilizada noutros meios em paralelo, o que reforça os níveis de notoriedade;
  • Apresenta grande flexibilidade em termos de dimensão e forma.

Ao contrário, uma das grandes desvantagens da publicidade outdoor prende-se com os elevados custos de produção e também com o facto de exigir um planeamento a longo prazo, devido às necessidades técnicas exigidas.

Também constitui um meio de pouco impacto para a veiculação de mensagens publicitárias mais sofisticadas.

Fazer publicidade outodoor: passo a passo

publicidade outdoor
Fotos Plugcitarios

 

O primeiro passo numa campanha de cariz promocional é definir o público-alvo, o nicho de mercado que se pretende atingir e as metas que se pretendem alcançar com a publicidade outdoor.

Depois, terá de se escolher o meio a utilizar, sabendo que para anunciar na publicidade outdoor se pode optar entre diferentes plataformas, nomeadamente painel, cartaz, anúncio luminoso, letreiro, etc.

Existem actualmente uma grande diversidade ~de suportes onde os produtos, marca ou serviços poderão ser promovidos. Destacam-se os seguintes:

  • Viaturas móveis, tais como táxis, autocarros, ligeiros, privados, etc.
  • Cartazes outodoor, nomeadamente painéis, totens, faixas, ponte, rooftops, empenas de prédios, etc.
  • Publicidade em paragens de autocarro
  • Decoração de montras
  • Stands e exposições
  • Publicidade porta a porta, por meio de distribuição de flyers, cartões, calendários, etc.

Tenha também atenção ao nível de conteúdo, pois é preciso ter em conta que geralmente quem vê a publicidade outdoor está em movimento, quer seja de carro, a pé, de autocarro ou de mota, etc.

Por isso, é importante que a mensagem a transmitir seja rápida de assimilar, objectiva e fácil de memorizar.

Também de extrema importância é o local onde é colocada a publicidade outdoor para que possa atingir o público determinado. Por exemplo, um cartaz bem colocado, em frente a um supermercado, pode servir como incentivo ao ponto de venda, contribuindo para a decisão final por parte do consumidor.

Caso tenha dúvidas ou não possua uma equipa preparada para este desafio, poderá entrar em contacto com criativos gráficos e com profissionais de impressão offset para o desenvolvimento de todos os materiais.

Para fazer as melhores opções, deverá ainda consultar especialistas em design de comunicação. Através da Zaask encontra profissionais de confiança e avaliados.