Como escolher o pavimento para a sua cozinha

Escolher o pavimento para a sua cozinha é das decisões mais importantes a tomar em termos de design nesta divisão. Uma vez que todos os restantes elementos decorativos vão depender da forma como escolher o pavimento para a sua cozinha. Com a variedade de materiais, de cores e de texturas disponíveis no mercado, as opções são quase infinitas.

Siga, em baixo, os conselhos da Zaask para escolher o pavimento para a sua cozinha sem arrependimentos.

– Cerâmica

Excelente opção. Independentemente do orçamento disponível e do estilo que se deseje conferir à divisão. A culpa é das inúmeras opções de cor, tamanho, forma e padrão, disponíveis neste material no mercado. Entre as vantagens de escolher a cerâmica como o pavimento para a sua cozinha destacam-se o facto de ser um piso muito resiste ao desgaste e fácil de limpar. Por seu turno, é um chão que facilmente fica rachado após a queda de um prato, ou de um copo. Para os pés é frio e duro, o que leva a muitas pessoas a usarem tapetes para compensar este desconforto. Por fim, é um piso que facilmente fica escorregadio com humidade e exige limpeza regular para não ganhar manchas.

– Pedra

Se quando estiver a escolher o pavimento para a sua cozinha, a pedra for a sua primeira preferência saiba que não lhe vão faltar opções, desde o calcário, a ardósia, o granito e até o mármore. Como não existem dois pedaços iguais, com a mesma cor, padrão e textura, as diferenças acabam por criar uma profundidade visual – única. Se o seu objectivo é ter uma cozinha elegante e sofisticada, a pedra é uma excelente escolha para o pavimento da sua cozinha. Todavia, é um material caro, não sendo acessível a todas as carteiras.

Madeira

Um clássico. Nunca sai de moda. Um piso de madeira se for devidamente tratado e cuidado consegue durar indefinidamente, mesmo sendo alvo de grandes quantidades de humidade e de tráfego. Tem é de se ter muito cuidado com os derrames, pois se não forem eliminados de imediato podem causar sérios prejuízos.

Cortiça

A cortiça é mais uma alternativa que tem, quando escolher o pavimento para a sua cozinha. Nos últimos anos tem vindo a ganhar cada vez mais fama, por se tratar de um material sustentável e natural. Mas não só. Caracteriza-se por ser um piso resistente e flexível, proporcionando aos pés conforto. Como não absorve poeira é ideal para pessoas que sofrem de alergias. A adicionar a isto tudo, mantém o calor, absorve o som e proporciona à divisão um ambiente acolhedor. Por curiosidade, a probabilidade de um prato, ou copo, partir depois de uma queda é menor neste tipo de pavimento. Em contrapartida, é um piso que exige uma certa manutenção, sendo necessário, regularmente, aplicar poliuretano, ou cera.

Cimento

Como transmite uma certa frescura à divisão é um pavimento ideal para climas quentes, ou para a sua casa de férias, se for o caso. Comparativamente a outros materiais é praticamente indestrutível, independentemente do que derramar, ou arrastar. E se ao fim de algum tempo se cansar deste piso pode ser sempre colocar carpetes, ou até azulejos sobre o mesmo, sem ser necessário destruir nada! No entanto, se escolho o cimento como o pavimento para a sua cozinha, deve contratar um profissional avaliado de remodelação para colocá-lo.

Laminado

Composto por várias camadas de material de engenharia, é projectado com o objectivo de imitar a aparência de materiais como a madeira e o azulejo, por exemplo. Costuma ser um pavimento bastante resistente a riscos e arranhões, sendo ideal para famílias com crianças e com animais de estimação. Requer também pouca manutenção, basta varrer e passar um pano húmido. O preço costuma ser bastante económico. Contudo, assim que começa a demostrar o peso da idade, exige ser substituído por completo.

Bambu

Surpreendentemente durável. Adequado para espaços muito movimentados, como é o caso da cozinha. Nos últimos anos o Bambu tem-se tornado uma opção muito popular, por culpa da sua robustez, mas sobretudo devido ao seu preço reduzido, em comparação à madeira. É considerado uma escolha sustentável e verde. Não exige praticamente nenhuma manutenção, sendo mais confortável para os pés do que a madeira. Entre as desvantagens sobressai a sua reduzida palete de cores e o facto de não ser muito resistente à humidade. Se escolher o pavimento para a sua cozinha de bambu deve ter todos estas pontos em conta.

Borracha

Ao escolher o pavimento para a sua cozinha considere a borracha como uma das opções. Além de ser considerado um dos materiais mais quentes e suaves, o mercado dispõe de pisos de borracha em diversas cores, acabamentos e texturas. Como piso de cozinha, propriamente dito, é bastante resistente à água e queimaduras, sendo ainda antiderrapante e higiénico. Excelente isolador de ambientes, inclusive absorve os ruídos. Todas estas características fazem da borracha um material resistente, versátil e até ideal para pessoas alérgicas.

Agora, que acabou de escolher o pavimento para a sua cozinha só precisa de contratar um profissional para fazer a colocação. Consulte a Zaask e peça um orçamento, apresentar-lhe-emos até 4 profissionais qualificados. Desejamos-lhe excelentes obras!