Como escolher músicas para casamento
A música é muito importante num casamento, tal como a decoração, a animação, a fotografia e outros detalhes. Por isso, a escolha certa das músicas para casamento pode fazer deste dia um evento memorável e ainda mais especial.
Músicas para casamento: a festa
A escolha de um bom grupo musical ou de um DJ divertido para a festa de casamento é fundamental para uma pista de dança sempre cheia e animada.
No processo de selecção, procurem profissionais com quem estejam em sintonia em termos de gostos musicais e peçam uma demonstração ao vivo, para que no dia do casamento não tenham surpresas desagradáveis.
Entreguem-lhes uma lista com as músicas que mais gostam, assim como o que não querem no repertório das músicas para casamento.
Combinem também que músicas para casamentos pretendem para os momentos mais importantes da festa, tais como a entrada dos noivos ou o corte do bolo, entre outros.
Relativamente à escolha das músicas para casamento, aqui ficam algumas dicas:
- Um casamento tem muitos convidados com gostos e idades heterogéneos. Por isso, façam uma selecção que reflicta os gostos de todos eles.
- Não podem faltar as músicas que marcam determinadas épocas e momentos da relação.
- A escolha da primeira música após a abertura do baile é muito importante, pois tem de ser um tema consensual que leve toda a gente a dançar.
- Quando os casamentos se estendem até de madrugada, é natural que os convidados mais velhos se comecem a retirar. Aproveitem esta altura para colocar música para casamentos com mais ritmo e energia.
- Não coloquem a música muito alta e agitada durante as refeições, obrigando os convidados a gritar enquanto comem.6521
Músicas para casamento: a cerimónia
Para a cerimónia de casamento, a música ao vivo dá sempre um toque mais pessoal, quer se trate de um grupo instrumental com ou sem vocalista, um grupo gospel, coro, etc. Se decidirem por passar um CD, não se esqueçam de verificar bem o equipamento musical e a acústica do local.
Entretanto, a escolha das músicas para a cerimónia de casamento envolve uma série de aspectos, nomeadamente o tipo de cerimónia e o local onde se realiza.
Assim, para um casamento civil realizado numa quinta ou em qualquer outro espaço, as peças religiosas ficam naturalmente de lado, sendo que a liberdade de escolha relativamente aos temas será maior.
Do mesmo modo, se o casamento for religioso e decorrer numa Igreja não se poderá escolher todo o tipo de música, apesar de actualmente os párocos permitirem diferentes estilos. Aqui o bom senso é respeitar o local do casamento e falar antecipadamente das vossas escolhas com o padre.
Cada vez mais os noivos escolhem temas pop ou rock para a ocasião, na procura incessante pela personalização. Mas apesar de tudo, a música clássica ou gospel continua a ser a grande protagonista e a maior parte dos casais continua a optar por músicas típicas dos votos matrimoniais, como a “Marcha Nupcial”.
Os momentos marcantes da cerimónia
Aqui ficam algumas sugestões de músicas para casamento de acordo com diferentes momentos da cerimónia:
- Na chegada dos convidados à Igreja, o ideal são os temas suaves interpretados com violinos, flautas, guitarra ou órgão.
- A entrada do noivo exige uma música imponente, sem ser demasiado grandiosa, pois ainda se espera a entrada da noiva. Sugestões: “Bolero”, de Ravel | “Unforgiven” dos Metallica | “I Don’t Wanna Miss a Thing” dos Aerosmith | “Concerto nº 1” de Tchaikovisky.
- O auge da cerimónia do casamento chega com a entrada da noiva. Por isso, o momento exige uma música solene, de grande impacto, pompa e brilho. Tradicionalmente, a noiva entra acompanhada pela “Marcha Nupcial” ou ainda a “Nona Sinfonia” de Beethoven ou “Clarins de Roma”, de Verdi. No entanto, deixamos outras sugestões: “Eu sei que vou te amar” de Tom Jobim & Vinicius de Morais | “She” de Elvis Costello | “May It Be” de Enya | “A Moment Like This” de Kelly Clarkson | “I Do” de Colbie Caillat | “From This Moment On” de Shania Twain.
- No momento da troca das alianças, escolham uma música mais introspectiva. A “Ave Maria” com soprano ou tenor solista é uma das opções mais requisitadas, mas os violinos a solo podem ser também muito interessantes.
- Na saída dos noivos, podem escolher uma música mais animada. A tradição recomenda a “Marcha Nupcial” de Wagner. Outras sugestões: “I Say A Little Prayer” de Aretha Franklin | “Ain’t No Montain High Enough” de Marvin Gaye e Tammi Terrell | “Viva La Vida” dos Coldplay | “Beautiful Day” dos U2 | “Livin La Vida Loca” de Ricky Martin.