Como ensinar o seu gato a efectuar tarefas simples

Ensinar alguma coisa ao seu gato pode parecer complicado à primeira vista, já que estes possuem uma personalidade bastante distinta face por exemplo, aos cães, bastante mais fáceis de ensinar e adestrar.

Hoje deixamos-lhe algumas dicas gerais para melhor interagir com o seu gato, bem como algumas dicas concretas de como ensinar o seu gato a efectuar tarefas simples:

1. Compreenda o comportamento e a forma de perceber as coisas do seu gato, este, mais do que no caso dos cães, tenderá sempre a avaliar a relação custo benefício da sua acção, só fazendo o que é necessário. Este factor é essencial, tenha-o sempre em linha de conta.

2. Não puna o seu gato fora do contexto e seja brando. Nunca, em circunstância nenhuma, bata ou intimide o seu gato demasiado alto com a voz pois poderá aumentar-lhe substancialmente os níveis de stress e sofrimento sem qualquer mais-valia. Uma simples repreensão com um ligeiro esguicho de água por exemplo é o suficiente para que o gato assimile que está a agir incorrectamente sem lhe causar dano ou sofrimento desnecessário. Fundamental também é ter em conta que não deve nunca punir o seu gato fora do contexto, depois de agir incorrectamente, ele não associará a repreensão ao acto errado, e o resultado será nulo, deverá antes repreender o seu gato quando este é apanhado em flagrante para que este entenda.

ensinar o seu gato a efectuar tarefas simples

3. Mantenha uma rotina e seja consistente na sua interacção com o animal. Não seja de forma nenhuma contraditório na sua interação com o animal ao longo do tempo, se for consistente e coerente nas suas ações, será mais fácil, posteriormente, de ensiná-lo a efectuar tarefas simples.

Crie uma rotina na relação como seu gato, para brincar, para lhe ensinar coisas e sobretudo crie uma rotina em relação à alimentação, não alimente o seu gato quando ele miar, caso contrário ele tirará a conclusão que para ganhar alimento basta miar em qualquer altura.

4. Mostre-lhe e reforce positivamente quando o seu gato agir da forma correcta. Seja através de carinho, atenção ou outras recompensas, não se esqueça nunca de recompensar o seu gato pelas acções positivas que tem, esta aprendizagem pela positiva, mais do que a pela negativa, trará uma vida mais saudável ao seu animal bem como à sua relação com ele. Dê especial importância a este ponto, pois isso facilitará o seu trabalho na altura de ensinar o seu gato a efectuar tarefas simples.

5. Seja Paciente, o seu gato não vai aprender tudo num dia ou dum momento para o outro, mas aprenderá se mantiver a consistência na interacção ao longo do tempo. Procure tirar prazer e partido do processo, o resultado aparecerá naturalmente com o tempo.

Agora passemos a ensinar o seu gato a efectuar tarefas simples

ensinar o seu gato a efectuar tarefas simples

Sentar-se

Para ensiná-lo a sentar-se, segure um petisco de que ele goste acima da cabeça do gato sem deixar que ele o apanhe, movimentando a mão junto a cabeça dele para trás, de forma sentar-se. Assim que o gato se sentar, dê-lhe imediatamente o petisco para que ele associe a acção à recompensa. Para tentar associar um comando gestual ou verbal, como por exemplo, “senta”, diga-o imediatamente antes do gato se sentar e dê-lhe a recompensa imediatamente.

Dar a pata

Para ensinar o seu gato a efectuar tarefas simples como dar a pata, estenda a sua mão aberta com um petisco, este movimento será um comando gestual. Caso o gato tente apanhar o petisco com a boca, afaste a mão e não deixe. Procure que ele tente apanhar o petisco com a pata, sempre que isso acontecer dê-lhe imediatamente um petisco com a outra mão. Desta forma ele associará o colocar a pata na sua mão à recompensa mesmo que não haja petisco. Repita o processo de forma consistente.

Caminhar para si quando o chamam

Chame o gato pelo nome ou palavra que pretende usar, enquanto ele não compreender o chamamento, tente mostrar-lhe o petisco para que ele compreenda que será recompensado se vier ao seu encontro. Dê-lhe a recompensa assim que ele vier. Tenha atenção que cada vez que chamar o seu gato sem qualquer recompensa, estará a anular o hábito que criou até então, fazendo que com o tempo deixe de obedecer ao seu comando.

Entrar na caixa do transporte

Este é um processo que muitos donos de gatos abominam, mas, se bem feito, é fácil ensinar o seu gato a efectuar tarefas simples como entrar na caixa de transporte. De grande utilidade prática, este comando é bastante fácil de ensinar, basta para isso bater levemente na caixa de forma a atrair a atenção do gato, e, de seguida, colocar a guloseima lá dentro, deixando-o entrar e comer. Desta forma, quando for necessário, o gato obedecerá apenas ao comando das batidas na caixa e entrará.

Com estas dicas já pode ensinar o seu gato a efectuar tarefas simples que pode depois mostrar aos seus amigos, mas que também o aproximam mais do seu animal. Se quiser uma ajuda profissional que tome conta do “bichano” ou lhe ensine estes truques, contrate um Pet Sitter profissional, como os que encontra na Zaask.