Como descongelar canos

Por vezes, no Inverno, devido às temperaturas baixas, típicas da estação, os canos congelam. Mais do que impedir que as torneiras trabalhem, a água congelada, retida nos canos, pode levar ao rompimento das tubulações, provocando enormes prejuízos. Se sofre deste problema todos os anos, aprenda com a Zaask como descongelar canos.

  1. Secador do Cabelo

O secador do cabelo que tem em casa pode ter milhares de funções, sendo descongelar canos uma delas. Ligue o secador para a sua configuração de calor mais alta e aponte-o para o cano congelado. Mantenha o secador entre 10 a 12 centímetros de distância do tubo. Mova-o sobre a área do tubo congelado até que este esteja completamente descongelado. Vai ver como, um simples secador de cabelo, pode ser muito útil a resolver este tipo de problemas domésticos.

Dica: Se tiver em casa uma pistola de calor, também a pode usar para descongelar canos.

  1. Toalhas Quentes

Se tiver algum receio em utilizar o secador de cabelo para descongelar canos, pode sempre optar por enrolar toalhas quentes nos tubos. Basta mergulhar um ou dois panos em água quente e de seguida envolvê-los em segurança ao redor do cano congelado. Repita o processo a cada cinco, dez minutos, até conseguir descongelar canos.

Dica: Tente encontrar um meio-termo. Descongelar canos muito rapidamente pode enfraquecer as tubulações, já descongelar muito lentamente pode dar tempo para os tubos romperem.

  1. Fita de Calor

Enrole a fita de calor eléctrica ao redor do tubo congelado e ligue-a a uma fonte de energia. Se não conhece, a fita de calor consiste em um objecto composto de elementos de aquecimento que aquecem quando estão ligados à electricidade. É considerada das formas mais eficazes de descongelar canos.

Dica: Uma almofada de aquecimento eléctrico enrolada em torna da área congelada ta

mbém costuma funcionar. Todavia, não é recomendável usar este método em tubos de plástico, ou sobre juntas soldadas.

  1. Aquecedor Eléctrico Portátil

Outra maneira de descongelar canos consiste em usar um aquecedor portátil, de modo a aquecer a área envolvente do tubo. A maioria deste género de aquecedores possui cerca de 1.500 watts de potência, o que não é muito. Trata-se de um método mais lento, podendo ser auxiliado pelos restantes.

  1. Abra as Torneiras

Descongelar canos lentamente é melhor do que muito rápido, especialmente em tubos de plástico. Uma boa forma de ajudar no processo é abrir as torneiras perto do tubo congelado. Isso vai permitir que o vapor, que pode ocorrer durante o degelo, possa-se libertar fazendo com o que o tubo não estoire.

  1. Água Quente

Verter água quente, ou morna sobre o ponto congelado do tubo é também uma forma de solucionar o problema.

  1. Descongelar Canos Embutidos na Parede

Caso o cano congelado esteja localizado atrás de uma parede tem três opções:

– aumente o calor da casa e espere;

– use um serrote de ponta para remover a zona da parede que cobre o tubo e use um dos métodos de descongelamento descritos em cima;

– use uma lâmpada infravermelha, ou simplesmente uma lâmpada comum, para ajudar a aquecer a parede onde se encontram os canos congelados. Para descongelar canos, as lâmpadas infravermelhas são mais indicadas, pois ao contrário das outras lâmpadas estas não aquecem o ar, logo a sua energia é direcionada na totalidade para o aquecimento do tubo congelado e as paredes envolventes.

Precauções que deve ter em atenção quando estiver a descongelar canos:

Se um tubo estoirar durante o processo desligue de imediato a água para minimizar as inundações. De seguida, remova o excesso de água recorrendo a esponjas e toalhas. Por fim, para diminuir o mofo, o bolor e outros problemas ligados à humidade, coloque um desumidificador;

– Use sempre luvas ao manusear dispositivos aquecidos;

– Não rompa uma parede se não tiver a certeza da localização do tubo congelado;

– Nunca use um maçarico para descongelar canos, além de se arriscar a destruir o tubo, pode causar um incêndio;

– Faça por trabalhar em ambientes secos sempre que utilizar equipamentos eléctricos.

Os canos congelados são uma verdadeira dor de cabeça. Um tubo quando rebenta pode derramar várias centenas de litros de água por hora, provocando despesas de milhares de euros! Se precisar de auxílio de um profissional não hesite em enviar o seu pedido para a Zaask, onde encontra os melhores canalizadores para si. Com certeza será um Inverno mais calmo do que o habitual.