Como dar banho ao cão sem sujar a casa

Dar banho ao cão quase o obriga a chamar uma empresa de limpezas para lavar a sua casa a seguir? Perca esse trauma! Primeiro, porque a Zaask vai dar-lhe dicas para o ajudar a transformar a tarefa de dar banho ao cão num momento aprazível e confortável para toda a família e, segundo, porque, se precisar de uma empresa de limpeza que o ajude com a casa, também pode efectuar o seu pedido na plataforma.

Conselho inicial: vai ter de ensinar o seu cão a gostar da banheira e a não ter medo do chuveiro. Planeie e mantenha todos os utensílios à mão e bem arrumados. Com organização e cuidado, dar banho ao cão será uma missão fácil, em vez de caótica. Segunda recomendação: sempre que der banho ao cão, lave-lhe também a coleira, mas separadamente. Algumas podem, inclusivamente, ir à máquina da roupa, o que será o ideal, não só para remover a sujidade, como para eliminar bactérias.

Jogos e doces

Se o seu cão for daqueles que têm fobia de água, vai ter que ser paciente. O seu animal vai precisar de tempo para perder esse medo. Faça um jogo com ele: esconda, durante vários dias, um brinquedo (comece pelos seus favoritos) ou doces na banheira, e deixe-o descobrir essas surpresas. Quando o seu cão sair que nem um foguete de dentro da banheira, é sinal de que estará pronto para o passo seguinte. Uma recomendação: proteja o fundo da banheira com um tapete anti-derrapante. Se ele saltar lá para dentro e escorregar, vai odiar.

Água morna e aos poucos

Quando for dar banho ao cão, deve escová-lo antes. Se o pêlo estiver emaranhado, não conseguirá que ele fique solto depois do banho. Se o seu cão for daqueles que fogem assim que sente ou ouve água a correr, a adaptação ao banho deve ser gradual. Continue a jogar com ele. Quando ele não se incomodar com a água, comece a molhá-lo primeiro com a mão, só depois com o chuveiro. A água deve estar sempre morna para não sentir frio.

Limpeza completa

Use um champô específico para cães. Relativamente ao amaciador, só os cães com pelo muito longo precisam do mesmo. Aproveite que vai dar banho ao cão para uma limpeza completa. Se o seu animal de estimação tem problemas de olhos ou ouvidos, fale com o seu veterinário sobre como deve protegê-los no banho – há pomadas hidratantes que pode comprar nos veterinários para os olhos e, nos ouvidos, pode colocar bolas de algodão. Comece por esfregar a coluna, a barriga, as pernas, a cabeça e, por fim, a cauda. Depois, aproveite e limpe-lhe os ouvidos e, já agora, também pode lavar-lhe os dentes (com escova e pasta de dentes próprias para cães) e limar-lhe as unhas. O tempo de dar banho ao cão pode ser uma oportunidade para assegurar outros cuidados de higiene. Por exemplo, examine o seu cão para se certificar que não tem irritações na pele, pulgas, carrapatos ou infecções nos ouvidos.

Com calma e sem barulho

Encha a banheira até ao nível do peito do cão. Vá testando a temperatura com a mão, que deve estar morna. Outra dica importante: especialmente para os cães mais medrosos, deve dar banho ao cão tranquilamente e sem barulho – baixe o som da televisão, peça às crianças para aguardarem sossegadas e prepare todos os utensílios que vai precisar, de modo a que eles não comecem a cair e a fazer confusão. Não faça movimentos bruscos durante a lavagem.

Bem seco e quente

Seque muito bem o seu cão, sendo que não pode ser num sítio onde haja corrente de ar. Enrole-o bem na toalha e esfregue-o, para absorver bem a água. Use mais do que uma toalha, se necessário, e, se tiver aquecedor de toalhas, não hesite. Se ele ficar húmido, vai ter frio e detestará o banho. Mas, atenção, não deve usar um secador de cabelo. Além de o assustar, pode facilmente tornar-se demasiado quente e queimá-lo. Use algodão para secar as orelhas e, assim, também evita infecções. Se o seu cão se portou bem, recompense-o com um doce. Vai ver que, seguindo estas dicas, dar banho ao cão deixa de ser assustador. E, se tudo correr de forma organizada, a sua casa vai agradecer.

Se achar que dar banho ao cão é um trabalho para profissionais, pode sempre contratar os serviços de pet sitting a profissionais e empresas que estão registadas na Zaask, para ter a certeza que tem um trabalho bem feito.