Como ajudar os filhos a estudar nas férias da Páscoa

Nas férias os jovens estão, muitas vezes, mais concentrados na diversão do que no estudo. Para muitos pais é um desafio, pois querem ver os seus filhos com boas notas no final do ano lectivo, de forna a que, um dia, tenham uma carreira de sucesso. A pensar em si, a Zaask apresenta-lhe alguma dicas para ajudar os filhos a estudar nas férias da Páscoa.

  • Desligue os aparelhos electrónicos

Os seus filhos precisam de estar concentrados. Desligue a televisão e, se for necessário, imponha a regra – na hora de estudar não há televisão! Um aparelho ligado é uma distracção permanente para quem se quer concentrar a estudar. No que toca aos dispositivos de áudio, como o rádio, é necessário perceber se os seus filhos conseguem estar concentrados.

Mais dicas para ajudar os filhos a estudar nas férias da Páscoa:

Os seus filhos devem saber que distracções, como a Internet e os amigos, só estarão disponíveis após a conclusão dos trabalhos de casa.

  • Tenha um lugar específico para estudar

Uma das maneiras de ajudar os filhos a estudar nas férias da Páscoa consiste em definir um local específico da casa para estudar, criando, assim, uma rotina. Entre as possibilidades, há o quarto da criança, a mesa da sala de jantar ou a cozinha. O importante é que seja uma zona longe de todas as distracções. Opte também por uma mesa espaçosa, para que os mais novos possam colocar todos os materiais escolares.

  • Seja sensível ao nível de desenvolvimento do seu filho

Uma criança na primária tem mais dificuldades em se concentrar do que um jovem no ensino secundário. Enquanto que no 1º ciclo não conseguem estar atentos por mais de 15 minutos, no secundário já sobe para mais de uma hora. Dê a possibilidade ao seu filho de fazer pausas e, sempre que puder, dê uma recompensa. Sabia que vários estudos indicam que altos volumes de trabalho, conjugados com um estudo monótono, desincentivam os mais novos, provocando, na maioria dos casos, insucesso escolar?

  • Faça um plano de estudo

Outro truque para conseguir ajudar os filhos a estudar nas férias da Páscoa é fazer um plano de estudo. Pegue num calendário e determine para cada dia das férias determinadas tarefas. No fundo, será um lembrete permanente para o seu filho de que tem de estudar.

 Mais dicas para ajudar os filhos a estudar nas férias da Páscoa:

– Incentive-os a tomar notas enquanto lêem um capítulo de uma obra;

– Incentive-os a interpretar tabelas e gráficos;

– Incentive-os a resumir com as suas próprias palavras uma história.

  • Acompanhe os estudos dos seus filhos

Como vai conseguir ajudar os filhos a estudar nas férias da Páscoa, se não está por dentro das matérias? Mantenha-se interessado e envolva-se nos estudos dos seus filhos. Questione-os sobre o que fizeram e revejam conjuntamente os trabalhos. Evite criticar, prefira antes sugerir. Para os testar façam um quiz divertido de pergunta-resposta. Além de ser uma óptima forma de perceber o conteúdo apreendido, assim, não os vai pressionar. É importante acompanhar, mas dando um certo espaço. Os seus filhos precisam de sentir que são independentes.

  • Não force os seus filhos a estudar

Se quer ajudar os filhos a estudar nas férias da Páscoa, em circunstância alguma os esforce a fazer algo que não queiram. Durante a sessão dos trabalhos de casa, esteja atento aos sinais de frustração. Os seus filhos não vão aprender se estão com raiva ou chateados. Intervenha para os incentivar e, se mesmo assim, não resultar, acabe imediatamente com a sessão de estudo. Não vale a pena insistir. Retome mais tarde ou no dia seguinte.

Dicas para ajudar os filhos a estudar nas férias da Páscoa:

– Sempre que intervir nos trabalhos de casa, incentive os seus filhos e nunca discuta. Com o passar do tempo, eles podem começar a associar a sessão de estudos a conflitos, o que não vai ajudar, pelo contrário!

Agora já não tem mais motivos para temer as férias da Páscoa. Com estas dicas da Zaask vai conseguir ajudar os seus filhos a subirem as notas. Se tiver pouca disponibilidade, em virtude da sua profissão, contrate um explicador qualificado na Zaask para ajudar os filhos a estudar nas férias da Páscoa. Bons estudos!