Como fazer um briefing de comunicação
É certo e sabido que a parte estética de uma empresa e a construção da marca é cada vez mais importante nos dias de hoje.
Nem todos somos experts em design ou temos conhecimentos suficientes para tratarmos de toda a parte gráfica e de marca da empresa. Existem, é claro, soluções online (e muitas vezes gratuitas) para construir-se um logótipo, por exemplo. Se isto pode funcionar para um negócio pequeno ou para uma fase inicial, nunca será o suficiente se quiser expandir a sua empresa e tornar-se um negócio conhecido e reconhecido. Será, então, necessário contratar um serviço de design para tratar de toda esta parte.
E coloca-se a pergunta: como passar exactamente o que eu quero? Como é que o ou a profissional vai perceber o que é que eu preciso para minha empresa? De forma a ter o melhor trabalho possível e não perder tempo e dinheiro a mandar trabalhos projectos para trás de forma a serem modificados, o melhor será mesmo construir um bom briefing de comunicação. Hoje, vamos explicar-lhe os passos para construir um briefing de comunicação e conseguir passar a mensagem da melhor forma.
O que deve conter o briefing de comunicação?
Antes de mais, o que é um briefing? Um briefing é um documento escrito realizado por alguém que dá instruções e que evidencia as informações base para a elaboração de um trabalho. Devem ser incluídos alguns pontos chave como: o que se prentende fazer, informáções básicas da empresa e o público a que se dirige.
Informações sobre a empresa: Para contextualizar, comece por explicar o que é a empresa, para que serve, como funciona, qual a missão e/ou visão. Ou seja, fornece informações básicas sobre a sua actividade. Exemplo: se tem uma empresa de contabilidade, talvez poderá mencionar em que zona geográfica trabalha, qual as especialidades, horários, como é que os clientes contactam, o número e experiência de colaboradores, se pretendem expandir muito e os canais de comunicação que utilizam.
O que se pretende: Esta é a parte mais importante do briefing e o motivo pelo qual está a realizá-lo. Pretende um logótipo? Quer criar a marca e toda a imagem da empresa? Ou renová-la? Ou, por outro lado, precisa de uma imagem para um anúncio? Quer fazer uma campanha e desenvolver algum material promocional? Todos estes detalhes devem ser explicados para a pessoa contratada perceber o que tem de desenvolver.
Público-alvo: Refira sempre qual é o público-alvo da empresa ou da campanha que pretende realizar. Se faz serviços de cabeleireiro e maquilhagem, por exemplo, e está a chegar a época dos casamentos e de outros eventos, pode querer fazer uma campanha com flyers com descontos de forma a obter mais clientes. Neste caso pode referir que o seu público-alvo serão maioritariamente mulheres entre os 25 e os 35 anos e que se vão casar, por exemplo.
O que pretende transmitir: O ou a designer construirá a marca ou campanha a partir dos significados e valores (os princípios éticos e morais) que se pretendam transmitir. Estes aspectos devem ser definidos pela direcção da empresa ou pelo conjunto de pessoas que nela trabalham e são responsáveis pela comunicação. A sua empresa pode posicionar-se como um negócio de luxo e requinte, por exemplo. Ou apostar numa equipa jovem e dinâmica cheia de novas ideias e que valorizam a simplicidade e a proximidade com o cliente. Pode até ser uma empresa sustentável e que trabalha, diariamente, para isso. Esta informação vai ser fulcral para o trabalho.
Formato: Dependendo da finalidade e uso que se pretenda dar aos materiais, deverão ser indicadas as diferentes medidas e formatos das imagens. O formato JPEG (pixel) e SVG (vector) são ideais em termos de resolução, assim como PNG (pixel) quando se pretenda um logotipo sem fundo. No entanto, também se aconselha pedir sempre um formato editável para que possa utilizar noutros contextos ou alterar mais à frente se houver qualquer mudança na informação (em formato PSD ou AI, ou seja, Photoshop ou Ilustrator), por exemplo.
Esquema de cores: No caso em que a marca e as cores associadas à mesma já estejam definidas, aconselha-se a fornecer esta informação para que o ou a designer utilize estes mesmos tons. Dependendo se os materiais serão usados em suportes digitais ou impressos, deverá solicitar as imagens em CMYK (para impressão: flyers, cartazes, decorações, manuais..) ou em RGB (para ecrã: redes sociais, web, videos…).
Técnicas que possam ser reproduzidas de forma fácil: Se precisar de uma imagem da marca mais extensa, explique ao ou à designer que pretende ter uma imagem que possa ser reproduzível em vários contextos.
Versões e técnicas de reprodução: por vezes, são necessárias diferentes versões do mesmo material. Um dos exemplos mais clássicos é solicitar o logotipo na versão vertical e horizontal, nas variantes positiva, negativa e cor para aplicar sobre diferentes tipos de fundo. Relativamente às técnicas de reprodução, há propostas gráficas que podem supor a aplicação de filtros fotográficos, efeitos especiais, etc., que podem dificultar a sua aplicação nos diferentes canais de comunicação. Por isso, convém esclarecer desde o início, se precisa de uma proposta versátil e fácil de reproduzir.
Datas limite: No caso de haver uma data limite a considerar para a entrega dos materiais, defina no briefing quando pretende ter os materiais fechados, dando margem para possíveis alterações e acertos.
Várias opções: Defina com o ou a designer se serão apresentadas diferentes versões ou opções daquilo que pretende. Assim, poderá comparar duas opções, ver o que parece melhor e dar mais algum feedback com maior critério. Tenha em atenção que este tipo de pedidos podem influenciar o orçamento final.
Informações adicionais: Adicione outras informações que ache possam ser de interesse e ajuda na construção do novo material gráfico: o análise da concorrência (benchmark), as imagens de materiais já desenvolvidos, feedback de anteriores campanhas, etc.
Se já elaborou o seu briefing e está pronto para construir a imagem da sua empresa, pode contactar designers gráficos experientes e avaliados da Zaask.