Tipos de véus de noiva: qual é o seu?
O véu é um dos acessórios mais importantes do visual da noiva e tanto pode estragar o conjunto como torná-lo ainda mais grandioso.
Por isso, os véus de noiva devem estar em perfeita sintonia não só com o vestido, mas também com o tipo de cerimónia de casamento, reflectindo o gosto e a personalidade da noiva.
Existem véus de noiva para todos os estilos: para noivas clássicas ou modernas, com um estilo ousado ou conservador, vintage ou campestre, etc.
O difícil será mesmo escolher o que mais gosta entre tantas opções!
Véus de noiva longos
Dentro dos véus de noiva longos destacam-se os véus catedral, os mais longos de todos, que são mais compridos do que a cauda do vestido, podendo ter entre 3 a 5 metros.
São adequados para noivas com um estilo mais clássico e romântico, sendo especialmente indicados para casamentos na Igreja, pois são peças formais que dão um toque cerimonial e de grandeza ao visual. Combinam com vestidos de noiva em formato de sereia ou em evasé.
Em alternativa aos véus de noiva catedral, pode ainda optar por um véu um pouco mais curto, o floor, que que em vez de se arrastar segue o comprimento da noiva, terminando no chão.
Ainda mais curtos são os véus de noiva capela, que ficam à altura do joelho ou do tornozelo. Popularizados na década de 20, geralmente são utilizados com vestidos de linha simples, sem muito volume de saia.
Véus de noiva médios
Apesar de serem geralmente preferidos pelas noivas, os véus longos não são a única opção para o casamento.
Também existem os véus de noiva de tamanho médio, quer os chamados “véus ponta de dedo” – cujo comprimento deve corresponder à altura da ponta do indicador da noiva – quer os véus à altura dos cotovelos ou da cintura.
Indicados para praticamente todos os estilos de vestidos e complementos, este tipo de véus de noiva não se recomendam para vestidos de noiva curtos. Também não são indicados para vestidos muito pomposos, de cauda.
Os véus de noiva que chegam ao cotovelo podem ser formados por várias camadas de tule e têm uma aparência leve, sendo perfeitos para cerimónias diurnas ou mais informais.
Véus de noiva à altura dos ombros ou curtos
Os véus de noiva à altura dos ombros eram muito populares na década de 60. São indicados para visuais leves e combinam com vestidos de noiva cai-cai e curtos.
Também são muito utilizados com véus mais longos, para cobrir o rosto da noiva no momento em que ela sobe ao altar.
Entre os véus de noiva mais curtos existe também o voillete ou birdcage (gaiola), um véu macio de rede que cobre parte do rosto e que pode ser adornado com penas e jóias e preso a um chapéu, pente de fixar ou a uma flor de tecido.
Este sofisticado arranjo era muito utilizado na década de 40 e volta agora a estar na moda, sendo uma tendência verdadeiramente fascinante que pode marcar a diferença no dia do seu casamento.
Ideais para visuais sofisticados e elegantes, os véus de noiva birdcage são indicados para vestidos curtos e simples e devem ser evitados em celebrações mais formais.
Mantilha: uma alternativa aso véus de noiva
Muito utilizada nos anos 20, a mantilha está de novo na moda, sendo uma verdadeira alternativa aos véus de noiva mais tradicionais.
Geralmente de renda e bordadas, as mantilhas devem ser utilizadas para enriquecer o visual das noivas que optem por vestidos clássicos, lisos, sem muitos detalhes, para proporcionar equilíbrio. O seu comprimento irá depender da formalidade da cerimónia.
De qualquer forma, se o vestido de noiva também for feito de renda, os detalhes de ambos têm de estar em perfeita harmonia.
A mantilha pode ser colocada junto à cabeça da noiva ou abaixo do coque. Pode ainda ser amarrada em toda cabeça, dando um ar mais vintage ao visual.
Inspire-se nestes tipos de véus de noiva, escolha o que mais se adequa ao seu estilo e mostre as suas ideias a um profissional para ter um véu único e personalizado. Através da Zaask irá encontrar costureiras avaliadas.