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Angariar clientes: como encontrar clientes pela internet 

“Como angariar clientes para mim ou para a minha empresa” é uma das perguntas principais de quem tem um negócio próprio ou se é freelancer. E, nesse sentido, a internet tem-se tornado numa ferramenta essencial para conseguir clientes. Neste artigo, vamos enumerar algumas das estratégias e ferramentas que pode utilizar de acordo com as suas circunstâncias.

Analise o seu público alvo antes de delinear estratégias para angariar clientes 

Quer seja uma empresa de construção ou mudanças, uma personal trainer ou um programador freelancer, há que começar por identificar quem são os seus potenciais clientes

Isto é, mesmo que qualquer tipo de pessoa possa solicitar os seus serviços, o seu público alvo vai ter sempre características comuns. Saber quais são vai sempre permitir que desenvolva as melhores estratégias para angariar clientes ou como fazer que estes cheguem até si.

Por outro lado, as estratégias para angariar clientes também se devem definir tendo em conta o seu modelo de negócio

Por exemplo, para chamar clientes para a sua loja online terá de ter uma estratégia completamente diferente do que terá uma empresa de remodelações que procura novas obras. 

No primeiro caso, poderia optar-se por criar uma loja online com entregas a nível nacional ou vender os produtos através de plataformas de e-commerce, como a Amazon

No entanto, a empresa de remodelações terá uma limitação quando pensar em como conseguir clientes online, porque estes têm de estar no seu raio de atuação. 

Como conseguir clientes gratuitamente?

A verdade é que, as estratégias para angariar clientes vão sempre pressupor um investimento, mesmo que este não seja completamente direto. 

Isto é, ainda que decida fazê-lo por sua conta, o tempo que dedicar a desenvolver estas técnicas de marketing para atrair clientes também têm um valor. Por isso, é importante que calcule bem que opção pode ser mais rentável e adequada ao seu caso, em termos de investimento.

Possíveis estratégias para angariar clientes online

Neste artigo vamos centrar-nos nas principais técnicas de marketing para atrair clientes e que, em alguns casos, podem requerer um trabalho de transformação digital prévio. Por exemplo, para aplicar algumas das ideias para atrair clientes é essencial ter um website otimizado para que o ou a cliente consiga chegar até si. 

Se ainda precisa de melhorar esta parte, pode consultar também o preço para criar um website ou de criar uma loja online e pedir ajuda a um profissional da comunidade Zaask. 



  • Anúncios pagos

Os anúncios pagos, uma das técnicas publicitárias clássicas, continuam uma das técnicas de marketing para atrair clientes na internet mais utilizadas. As principais plataformas para se anunciar são as redes sociais e os motores de busca, destacando principalmente o Facebook Ads (em que pode gerir a publicidade no Facebook e Instagram) ou o Google Ads (que lhe permite aparecer como “anúncio”  quando os utilizadores e utilizadores procurem no Google certas palavras-chave). 

A rentabilidade destes anúncios varia muito de acordo consoante alguns parâmetros como o tipo de produto ou serviço anunciado, a área geográfica em que se anuncia, a estratégia de campanha aplicada, por exemplo, é mais barato fazer uma campanha para conseguir likes do que para conseguir conversão de clientes. Mas, obviamente que a segunda lhe trará mais transações e pode ser especialmente importante para conseguir clientes para lojas online. 

  • SEO

Esta estratégia não permite ter resultados imediatos ou angariar clientes de um dia para o outro, mas sim a médio e longo prazo. Requer um trabalho inicial especializado e de uma certa manutenção, mas se conseguir posicionar-se no Google em palavras chave importantes para o seu negócio, acaba por ser muito mais rentável e vantajoso do que o modelo de anúncios pagos.  

O maior inconveniente desta estratégia é que há um menor controle sobre os resultados. Isto acontece porque a posição da sua página vai sempre depender de terceiros, mais concretamente do Google, que estabelece e modifica os parâmetros considerados importantes para aparecer entre os primeiros resultados, e o da concorrência, já que quanto melhor for o seu SEO, mais complicado será alcançar as melhores posições. Dessa forma, pode ser importante contratar especialistas em marketing digital para tratarem desta parte, ou de darem uma ajuda inicial e passarem alguns conhecimento. 

angariar clientes

Se quer entender melhor como pode aplicar esta técnica de marketing para angariar clientes, recomendamos que consulte o nosso Guia essencial de SEO para pequenos negócios. Nele damos-lhe algumas recomendações e explicamos por onde pode começar para viabilizar os seus produtos e serviços na internet. 

  • Marketplaces

Um marketplace é uma plataforma digital que atua como intermediária entre compradores e vendedores, no caso de marketplaces de produtos, ou entre clientes e profissionais ou empresas, quando se trata de um marketplace de serviços. Isto é, o seu objetivo é facilitar os processos de aquisição e contratação.

Para além da distinção produto/serviço, existem diferentes modalidades de marketplace segundo o modelo de negócio ou por nicho de mercado. Por exemplo, a Amazon é uma plataforma de loja, pelo que cada empresa pode colocar os seus produtos para vender através da plataforma a troca de uma comissão. Concretamente na Amazon há vários tipos de preços entre as quais se pode escolher (percentagem sobre o produto, comissão fixa sobre um produto ou venda ou uma quota fixa de subscrição mensal).

Porque se deve considerar os marketplaces como uma estratégia para angariar clientes? Precisamente porque estas plataformas realizam um grande trabalho de marketing digital para atrair clientes. Ainda que a concorrência nem sempre seja completamente eliminada, está a investir em chegar ao cliente exatamente na altura da decisão final, ou seja, no momento em que está a comparar produtos e prestadores de serviços para avançar com a aquisição. 

Como angariar clientes se quero trabalhar como freelancer ou ofereço serviços? Conselhos Zaask

Qualquer uma das estratégias mencionadas pode ajudar a encontrar clientes. 

Se oferece serviços, a Zaask é um marketplace ao qual clientes se dirigem para contratar profissionais e empresas de todos os sectores de serviços. As numerosas categorias de serviços disponíveis são organizadas em cinco áreas.

  • Casa: mudanças, obras e remodelações, limpiezas, eletricidade, canalização, bricolage, pintura, decoração, etc.
  • Bem-estar: personal trainer, nutrição, psicologia, coaching…
  • Eventos: fotografia, vídeos, catering, decoração, DJs, animação, etc. 
  • Empresas: design, programação, marketing, contabilidade, tradução, advocacia
  • Aulas: matemática, inglês, francês, piano etc.

O nosso modelo é de custo por oportunidade. Isto significa que pode aceder gratuitamente a todos os pedidos que recebemos na plataforma, filtrando pelas suas preferências de categorias de serviço e localização e apenas investir créditos quando quiser contactar os e as potenciais clientes que lhe interessam. 

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Existe uma política de reembolso de créditos e pode contar com a equipa de suporte para saber como fazer um bom uso da plataforma e tirar o máximo de rendimento. Para além disso, se não obtiver os resultados esperados, pode contar com a equipa de Gestão de Sucesso, que fará tudo para garantir a rentabilidade do seu investimento. Toda esta informação pode ser consultada no nosso centro de suporte

Para começar, só tem de se registar como empresa ou profissional. Para além disso, se o seu perfil profissional Zassk estiver preenchido e um mínimo de 500 palavras, também aparecerá no Google, o que vai ajudar no seu posicionamento SEO.