Como escolher uma voz para locução de um vídeo
É necessário muito talento e habilidade para se ser um profissional de voz. Todavia, só nos apercebemos disso quando precisamos escolher uma voz para locução. Escolher a voz ideal não é, de facto, uma tarefa fácil. Especialmente, quando temos em casting dezenas de vozes.
Para tornar a sua tarefa de escolher uma voz para locução mais fácil, a Zaask selecionou algumas dicas a ter em atenção.
O sotaque
Para convencer o público-alvo precisa de um sotaque familiar. Por exemplo, tanto um minhoto como um algarvio falam português, porém o sotaque de ambos difere e isso, acredite, faz toda a diferença. Opte por um locutor local. As pessoas gostam de sentir familiaridade com a voz.
O tipo
Qual é a voz que se adequa melhor ao seu público-alvo, a de uma mulher, ou a de um homem? Precisa de pensar sobre o tipo que vai cativar mais a atenção da sua audiência quando escolher uma voz para locução. Um público sofisticado prefere uma voz elegante, já as crianças apreciam mais uma entusiasta. Pense bem!
Em sintonia
A voz deve estar em conformidade com o assunto que pretende comunicar. Vendas? Informação? Diferentes vozes têm habilidades diferentes. Para que perceba como escolher uma voz para locução, deve entender que existem excelentes locutores a narrar projectos motivacionais e optimistas, mas que são uma autêntica desilusão quando o tema é sério e exige uma voz grave. Confira, portanto, se o locutor transmite o conteúdo tal como planeou.
As qualidades
Coloque os auscultadores e escute atentamente. Analise se a voz possui uma qualidade especial que a distingue das restantes. Preste também atenção ao ritmo. A leitura é fluída? As palavras são ditas claramente? Trata-se de uma boa dicção que transmite na perfeição a mensagem? Produz acentos específicos? Mantenha em mente estes pormenores quando escolher uma voz para locução. Nada pode falhar. O sucesso do seu vídeo depende da transmissão da mensagem a 100%.
O ritmo
Outro aspecto a ter em consideração é o ritmo. Quando escolher uma voz para locução, a escolhida deve complementar o conteúdo e não o contrário. Por exemplo, um vídeo acelerado com uma leitura lenta, simplesmente não funciona.
Credibilidade
Não vale de nada ter uma boa voz se não transmitir credibilidade. Se o narrador não é credível, o vídeo não tem qualquer valor.
Interpretar várias personagens
Existem locutores capazes de fazer várias vozes. Se para o seu vídeo vai precisar de múltiplas vozes, pondere contratar apenas uma pessoa para cobrir as várias personagens. Economiza tempo e dinheiro.
A experiência
Caso o seu projecto seja de cariz educativo garanta que o talento que contratar tenha experiência em sessões de narração longa, pois existem profissionais especializados em comerciais curtos. Afinal, o objectivo é contratar um locutor com excelente capacidade de leitura, durabilidade e resistência. Como pode perceber, os mínimos aspectos são importantes quando escolher uma voz para locução.
Procure recomendações
As recomendações de clientes anteriores são uma parte importante da sua escolha. Ao efectuar o seu pedido na Zaask, poderá analisar as recomendações de cada profissional. Pode também pedir recomendações a estúdios de gravação, produtores e outros tipos de multimédia. Afinal estes são os profissionais da área. Pergunte, por exemplo, se a pessoa que tem em vista é flexível, peça dicas, entre outras coisas.
Escute a opinião do público-alvo
É ainda recomendável pedir uma opinião a pelo menos cinco pessoas, sobretudo a potenciais clientes. Por exemplo, se estiver à procura de uma mulher entre os 45-55, convém que a opinião final não seja tomada por um homem de 35 anos de idade. Ou seja, precisa de testar as vozes junto da idade real que pretende atingir e ver se esta fala, ou não, para eles.
NOTA: Estudos mostram que os comerciais que utilizam a mesma voz para vários anúncios têm mais sucesso, isto porque o espectador já está familiarizado com a “voz” da marca. Pense na longevidade.
Aprovação das partes interessadas
Não se esqueça de perguntar ao cliente, se for o caso, antes de avançar, a opinião sobre o talento escolhido por si. De certeza que vai apreciar o seu gesto.
Considerações finais :
– Quando escolher uma voz para locução, tenha sempre em mente o estilo de leitura que quer conforme a informação ou/e a história que pretende apresentar;
– Considere as preferências do seu público no tom do vídeo;
– Exija o uso de múltiplas vozes para scripts mais longos, de modo a que a mensagem fique interessante ao ouvido do espectador.
Depois de ter lido as nossas dicas já têm o conhecimento necessário para escolher uma voz para locução. O melhor sítio para essa escolha é a Zaask, onde encontra as melhores vozes de locução de vídeo.