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SEO para pequenos negócios: guia essencial

O que é o SEO?

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization – em português algo como Optimização para os Motores de Busca. 

O SEO é conjunto de técnicas aplicado a um website ou a uma página específica para aumentar a sua visibilidade e posicionamento nos motores de busca (como o Google, que é o motor de busca de que falaremos daqui em diante). 

De uma forma muito básica, qualquer negócio quer aparecer o mais acima possível quando os utilizadoras e utilizadoras pesquisam por determinados termos ou palavras chave. Ao estar nas posições iniciais para uma determinada palavra-chave (ou keyword), a visibilidade aumenta, o tráfego aumenta, as vendas aumentam. 

Nota: O SEO refere-se apenas a tráfego não pago, não estamos a falar, por exemplo, de anúncios feitos no Google Ads. 

Posicionamento SEO:

seo

Campanhas pagas: 

anúncios

Como implementar técnicas de SEO para um website?

O SEO pode não ser extremamente complicado mas, para quem tem um negócio pequeno, o tempo disponível para aprender marketing digital pode não ser muito.  Mesmo que tenham, há dois problemas que vão surgir, tal como acontece com outros negócios pequenos:

  • Não se ter conhecimento técnico: para se meter o SEO em prática, é essencial estar-se familiarizado com o mundo tecnológico e digital;
  • Orçamento – contratar especialistas em marketing digital envolve, naturalmente, alguns custos. Neste ponto, o que poderemos aconselhar é que deixe parte do trabalho (mais específico e complexo) para especialistas e outra parte para si. 

Este artigo está feito para negócios locais ou pequenos que tenham um website com algum tráfego. Aqui iremos apontar alguns ganhos simples, económicas e rápidos, muitos deles que só precisam de ser feitos uma vez mas que têm um efeito duradouro. Também pode sempre optar por colocar estas tarefas nas mãos de quem sabe e, assim, ter mais tempo para se focar nas actividades cruciais do seu negócio. 

estrutura website

 

Antes de começar

É importante ter a certeza que o seu website está indexado no Google.

Estar indexado significa apenas que o Google sabe que o seu website existe. Não significa necessariamente que o seu site se vai posicionar nas primeiras páginas mas significa que há a oportunidade do site aparecer quando as pessoas fazem determinadas pesquisas.

Não estar indexado significa que não há sequer a oportunidade da sua página ser mostrada no motor de busca. 

Felizmente, há duas maneiras para confirmar se o seu website está indexado. 

A primeira é com o Google Search Console. Basta ir a Search Console e depois a Coverage, como na imagem abaixo. 

seo search

O número de páginas válidas deve ser igual ao número de páginas do seu site.

Se ainda não utiliza o Google Search Console, recomendamos que o faça, é uma ferramenta da Google completamente gratuita e que vai ser muito útil para o seu site. 

É também importante verificar se o seu website é responsivo a dispositivos mobile, usando a ferramenta Google’s Mobile-Friendly Test. Na verdade, o próprio motor de busca revelou que mais de metade das suas pesquisas provém de dispositivos mobile. Ou seja, é absolutamente essencial ter um website responsivo. 

Caso o seu website não seja responsivo, considere contratar um ou uma freelancer para editar a sua CSS e torná-lo responsivo

Normalmente, não terá de fazer nada para indexar o seu website no Google, visto que ele o irá fazer organicamente. 

Para que o site seja indexado deve, sim, seguir os passos que estão descritos ao longo deste artigo, para que o motor de busca o veja e faça a indexação. 

No entanto, pode fazer uma solicitação através do Search Console, clicando em Solicitar indexação na página de resultados da inspeção do URL.

1.Crie uma estrutura lógica para o seu website

Primeiro, o seu website deve ser de fácil navegação. A sua página principal deve ligar com outras páginas importantes (conteúdo, serviços, sobre nós). A sua página de serviços deve referir e ligar para páginas que descrevam serviços individuais, e por aí adiante. 

Apesar de isto parecer óbvio e de, no início, se optar sempre por uma estrutura lógica, ao adicionarem-se páginas páginas ao longo de tempo estes pormenores podem falhar.

Como consertar esta situação? O truque é olhar para o seu website com um nova visão e ter a certeza que tem uma estrutura lógica. Comece pela página inicial e veja se consegue encontrar, de forma fácil e rápida, uma ligação para as suas páginas importantes.

Para começar, pode apenas pegar num papel e numa caneta e começar a mapear uma estrutura ideal para o seu site. Esta tarefa deve ser relativamente fácil caso tenha um site pequeno. 

 

Nota:

Um dos grandes problemas que acontecem recorrentemente em sites de pequenas empresas é a presença de links para outros websites (inscrições em sites, newsletters, por exemplo). Muitas vezes estes links não são um problema mas é claro que só são feitos apenas para propósitos de SEO. Se tem algum link como este, remova-o, não está a ajudar mas sim a dar uma sensação de spam, tanto para o Google como para os visitantes.

2. Mantenha o seu website sem páginas e links de erro (404)

O Erro 404 é uma resposta automática enviada pelo servidor do site, que avisa que não é possível encontrar a página solicitada. Estes erros, como deve imaginar, nunca são bons num website, nem para os utilizadores nem para SEO. 

Utilizadores/as: o que é que um website com páginas e links que falhem lhe diz? O mais provável é que pareça que nunca é actualizado, é negligenciado e que o/a proprietário/a do site não quer saber se site funciona devidamente. 

SEO: estes erros são prejudiciais porque vão diminuir a “link equity” ou o “link juice” de um website. O “link equity” é um factor de posicionamento de motores de busca baseado na ideia que certos links passam valor e autoridade de uma página para outra. Ou seja, estes links não estão a ser contabilizados para SEO porque vão parar a uma página 404.

Para solucionar esta situação, o ideal é começar por encontrar páginas 404. Para o fazer pode recorrer, novamente, ao Google Search Console. 

seo 404

Pode corrigir estes erros de duas maneiras

  • Colocar novamente a página que se apagou (se foi por acidente);
  • Redirecionar a página apagada para uma alternativa apropriada (a nova localização da página ou uma semelhante). Lembre-se de não redirecionar todos os links para a sua página inicial. 

Se procura ajuda profissional para melhorar estas páginas, pode procurá-la na Zaask.

Faça a exportação do report do Google Search Console e envie a um/a freelancer. Procure por especialistas de marketing digital na Zaask.

3. Garanta que todas as páginas têm um meta-título e uma meta-descrição 

Qualquer página do seu website precisa de uma meta descrição e títulos únicos.

Estes é um exemplo daquilo que vê no motor de busca:

zaask

Meta-título: Zaask: Contrate Profissionais Avaliados

Meta-descrição: Não adie os seus projectos, faça-os acontecer. Na Zaask encontra profissionais com disponibilidade, interesse e avaliações para realizar qualquer serviço. 

Uma página não deve apenas ter um meta-título e uma meta-descrição únicos como também devem:

  • Não exceder o comprimento que o Google atribui nos resultados da procura;
  • Atrair os/as utilizadores/as para clicarem no site;
  • Conter a palavra-chave principal.

Verifique as suas descrições e títulos utilizando a ferramenta Serpsim. Basta colocar o URL que deseja analisar e clicar em “fetch”.

meta
A ferramenta vai mostrar-lhe o meta title e a meta descrição para aquela página. 

Saiba o que fazer conforme a situação:

  • Não existe: Adicione
  • Demasiado longo: Se a meta descrição for demasiado longa, a ferramenta vai apresentar números a vermelho a indicar o excesso. Reduza. 
  • Não é cativante: pergunte-se se a descrição teria interesse para si caso estivesse a procurar por um negócio. Iria lá clicar? Se a resposta for não, escreva novamente. 
  • Não inclui a palavra-chave principal: Este é especialmente essencial para homepages, páginas de produto e de serviço ou  posts de blog. Inclua sempre que possível a palavra-chave, de maneira natural e de forma a que encaixe no texto.

Se já tem muitas páginas no seu website, esta tarefa pode consumir bastante tempo. Para além de ter de verificar as páginas uma por uma terá ainda de pensar e escrever todos os meta-títulos e descrições. 

Para facilitar o trabalho de encontrar as páginas pode recorrer a ferramentas (pagas) como o Ahrefs, que na opção “Site Audit” lhe mostra os problemas do site, nomeadamente relacionados com os meta tags (meta descrições e títulos).

Se não tem tempo ou imaginação para escrever 50 meta-títulos e meta-descrições pode contratar uma/a produtor/a de conteúdos/copywriter SEO que faça esse trabalho por si.

 

4. Melhore o seu conteúdo escrito

A maioria das páginas no seu website tem algum tipo de texto – e este texto precisa de ser bom. 

O Google olha para o conteúdo que está num website para ajudar a perceber se a página é um bom resultado para determinada pesquisa. Se houver pouco ou nenhum conteúdo nas páginas, ou se o conteúdo não estiver optimizado, então não irá ser fácil realizar esta tarefa. 

Isto não significa que tenha de escrever um ensaio de 2000 palavras em todas as páginas. Algumas páginas podem precisar disso mas outras só precisaram de algumas palavras. 

De uma maneira geral, há algumas “regras” de SEO para o texto (o famoso “copy” de um website):

  • Incluir algum texto em todas as páginas. A extensão deve ser decidida por si. O recomendado é no mínimo 100-200 palavras;
  • Use um H1 para cada página. Isto será o topo da página. Muitas vezes, é o mesmo que o meta-título – mas não tem de ser:
  • Use títulos H2-H6 de forma apropriada. Estes são os subtítulos. Use-os para criar uma estrutura hierárquica de importância para cada página;
  • Não encha o seu texto com as palavra-chave principais. Tenha em mente as palavra-chave que quer posicionar mas não as force no texto nem as use onde não encaixam;
  • Tenha a certeza que o texto que a gramática, ortografia e sintaxe estão no ponto! Se o seu website estiver com erros gramaticais e ortográficos, os e as potenciais clientes não vão confiar em si. Isto vai ter impacto directamente no negócio (menos interesse = menos vendas) mas não só. Estes sinais de pouca interação, como o tempo de permanência na páginas são, também, analisados pelo Google.

mapear site

Não se esqueça que todo o conteúdo deve ser cativante, interessante e bem escrito. Se preferir pode deixar esta tarefa nas mãos de um ou uma copywriter ou, para um/a produtor/a de conteúdo, para o caso de textos mais extensos. 

 

5. SEO fora do website: Registe-se em plataformas relevantes na internet

O Google não olha apenas para o texto e estrutura do seu website quando vai determinar onde é que o deve posicionar. Pode também analisar muitos factores de SEO fora do website.

 Uma forma simples de melhorar o seu posicionamento é através das citations, em inglês -a palavra portuguesa será citações, mas não é utilizada. Estas são simplesmente menções online do seu negócio, que normalmente incluem o nome do negócio, morada e número de telefone. 

Existem algumas plataformas e directórios onde pode registar o seu negócio: o Google My business será a mais importante mas também é relevante mencionar a YELP, as Páginas Amarelas, ou o Portugalio. 

Quer saber porque é que se deve preocupar com estes registos?

  • Vai ajudar muito no posicionamento local em termos de pesquisas;
  • O Google não é o único sítio onde as pessoas procuram negócios. Muitos podem utilizar o Tripadvisor para negócios relacionados com turismo, por exemplo ou as Páginas Amarelas para encontrar uma florista.

Então, como começar?

No entanto, a citation mais importante – pelo menos numa perspectiva de posicionamento no Google – é o Google My Business. 

Porque é tão importante?

Quando se pesquisa no Google por um negócio (imaginemos uma reprografia), aparece algo assim:

map pack

Isto é conhecido como um “map pack”, e há dois coisas essenciais para se saber aqui:

  • Normalmente aparece no topo da pesquisa para termos locais (se se usar o nome de uma localidade como reprografia Lisboa ou reprografia Estremoz). Também aparece no início caso se escreva apenas “reprografia” e a localização do dispositivo estiver ligada. Isto significa que este mapa aparece ainda antes das listagens orgânicas;
  • Estes locais aparecem graças aos dados registados no Google My Business – perfis de negócio gratuitos do Google. 

Se ainda não criou um perfil de Google My Business e o optimizou, esse será, sem dúvida, o próximo passo a fazer! 

Tarefas importantes a fazer:

  • Escolher a categoria certa;
  • Adicionar mais categorias;
  • Carregar fotografias relevantes;
  • Colocar o horário de funcionamento;
  • Fazer descrições detalhadas de serviços individuais; 
  • Adicionar números de telefone/ telemóvel;
  • Descrever as comodidades/ funcionalidades, entre outros.

No entanto, há outros locais em que se deve registar. Damos alguns exemplos:

  • Yelp
  • Páginas Amarelas
  • Portugalio
  • Hotfrog
  • AEIOU
  • KOMPASS
  • Guia da Cidade, entre outros. 

Não se esqueça, também de directórios específicos da sua área. Alguns exemplos:

  • Directórios de casamentos – Zankyou, Noivas de Portugal
  • Directórios de construção – Directobras, Homify
  • Directórios de actividades em família, apoio escolar, animais – Pumpkin 

Se não tiver muito tempo ou se precisar de ajuda profissional, pode contratar um ou uma profissional de marketing digital para ajudar. 

Pode optar por passar o trabalho de pesquisa e selecção de directórios para o ou a  profissional, bem como a criação e optimização do seu perfil. Pode, também, fazer a listagem por si e pedir ao ou à profissional apenas que faça os perfis e os optimize. 

6. Peça hiperligações de negócios com o quais tenha parcerias e afiliações

Existe outro tema a ser falado (de forma bastante introdutória) que é o chamado “linkbuilding”, construção de hiperligações em português. 

Para posicionar os websites, o Google baseia-se numa fórmula/ algoritmo próprio que não é passado para ao exterior e que vai sendo actualizado regularmente. Esta fórmula é o Page Rank. As hiperligações de outros website para um determinado website são um dos factores principais de posicionamento.

O linkbuilding pode ser uma actividade especialmente morosa, especialmente para negócios pequenos. Para além disso, passos em falso podem prejudicar bastante o posicionamento no Google, pelo que, em princípio, não compensará um grande investimento de tempo ou dinheiro para o seu negócio. Uma excepção para isto serão os negócios digitais ou tecnológicos (como aconteceu com a Zaask!).

 Por isso, iremos apenas dar algumas dicas muito simples. Para começar, pode pedir a negócios com quem tenha relações ou trabalhe (fornecedores, retalhistas, parceiros) que coloquem uma hiperligação para o seu website no próprio website deles. Um exemplo:


Empresa 1

linkbuilding-seo

Empresa 2

seo linkbuilding

Vemos que estes dois negócios estão a colocar hiperligações um para o outro: a empresa que faz a extrusão e tratamento de alumínio e a empresa que faz o fabrico e montagem de caixilharia. Muitos negócios, das mais variadas áreas, têm este tipo de conteúdo nas suas páginas. 

Para além de ser bom em termos de linkbuilding é também vantajoso para que se conheça os locais em que se vendem os produtos ou quais são as marcas representadas. São maneiras fáceis e eficazes de se conseguirem links. 

Se precisar de ajuda para esta tarefa, faça uma lista com todos os parceiros, afiliados ou websites com que trabalha ou tem uma ligação profissional. Poderá pedir ajuda a um especialista de marketing digital para tratar dos contactos e implementação. 

Se acredita que necessita de um trabalho de linkbuilding mais acérrimo (um negócio digital, por exemplo), pode até contratar um especialista para fazer um trabalho de longo termo, como mensalmente ou trimestralmente. 

Algumas tarefas extra de SEO para pequenas empresas

  • Melhorar a velocidade do website: Ninguém gosta ou fica num website que demore muito tempo a carregar. Existem muitas coisas que podem fazer a página do seu negócio mais lenta, como plug-ins, cache, tamanho das imagens, etc.Pode consultar a velocidade de carregamento de websites com a ferramenta Google’s PageSpeed Insights. Caso o website seja dado como lento, é altamente aconselhável que contrate um especialista de marketing digital que possa melhorar a velocidade do seu website.
  • Começar um blog de empresa ou actualizá-lo: Ter um blog pode ser muito vantajoso para o seu SEO e, consequentemente para o seu negócio. Ao ter bons artigos sobre áreas que domina pode trazer mais visitas para o seu site, posicionar-se em mais palavras-chave e também ser uma ajuda para o linkbuilding (fazer intercâmbio de artigos com outras empresas).

Quer contratar um/a especialista em marketing digital?

Saiba o preço de criar um blog com ajuda profissional:

Deixe a tarefa de escrita para quem sabe:

Resumindo, se quiser contratar profissionais para tratarem do SEO da sua página confirme que delega alguma (ou todas) as seguintes tarefas:

  • Verificar e /ou indexar o website e as páginas no Google; 
  • Verificar se o seu website é responsivo;
  • Criar uma estrutura lógica para o seu website – rectificar ligações entre páginas;
  • Analisar se existem páginas de erro e corrigi-las;
  • Analisar os meta-títulos e meta-descrições de todas as páginas do website e escrevê-los ou reescrevê-los;
  • Rever o conteúdo publicado e os textos/ copys em cada uma das páginas – se necessário, melhorá-lo ou reescrevê-lo (aqui poderá precisar de um/a produtora de conteúdos ou copywriter);
  • Fazer o registo no Google My Business e noutras plataformas semelhantes. Optimizar os perfis em cada uma delas;
  • Fazer um pequeno trabalho de linkbuilding com parceiros, afiliados, etc.;
  • Analisar e, se necessário, melhorar a velocidade do website;
  • Criar um blog e/ou redigir artigos de interesse para o público (com escrita optimizada para SEO).google anaytics zaask

Se tem um negócio pequeno e fizer estas acções de SEO, poderá melhorar bastante o seu posicionamento orgânico e ver as vendas a crescerem!

Caso precise de ajuda para esta ou qualquer área do seu negócio, pode contratar profissionais com certificações e avaliações de antigos clientes através da Zaask.


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